Em dias de chuva, redobre a atenção no trânsito

É importante estar atento mesmo em ocasiões de chuva fraca e rápida, uma vez que a visibilidade e as condições de aderência do veículo na pista são afetadas

Em dias de chuva, redobre a atenção no trânsito


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Sedes-PMS

Em dias de chuva como os que vivenciamos neste início de setembro, é importante redobrar a atenção. E para ajudar os condutores, o Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), forneceu uma série de dicas sobre direção defensiva.

É importante estar atento mesmo em ocasiões de chuva fraca e rápida, uma vez que a visibilidade e as condições de aderência do veículo na pista são afetadas. 

Confira as dicas:

- Reduza a velocidade e acenda o farol para aumentar a visibilidade do veículo e facilitar a identificação de poças d’água e trechos alagados.

- Aumente a distância em relação ao veículo da frente, mesmo que esteja trafegando em baixa velocidade. Além de evitar colisões provocadas por freadas bruscas e pela pista escorregadia, trafegar a uma distância segura permite que o condutor verifique a profundidade das poças e tenha tempo de reagir em caso de imprevistos.

- Evite rotas alternativas para fugir de possíveis pontos de alagamento, a não ser que conheça bem o local. Nessas horas é melhor ir por vias conhecidas a se arriscar em regiões pelas quais não costuma passar.  

- É melhor parar diante de um ponto alagado a tentar atravessar e deixar o veículo preso no alagamento. Em alguns casos, a água provoca danos sérios no veículo, além de expor o condutor a risco de acidentes ou doenças.

- Evite passar a mão no vidro para desembaçar, pois isso piora a visibilidade. O ideal é usar um pano limpo, usar o ar-condicionado (nos carros que possuem o equipamento) ou o ventilador.

- Mantenha a palheta do limpador de para-brisa em bom estado de conservação, trocando-a sempre que apresentar sinais de desgaste. A orientação vale também para a manutenção do desembaçador traseiro, do ar-condicionado e do ventilador, que podem ser usados para desembaçar o para-brisa.

- Caso a chuva esteja muito forte, é preferível parar em um lugar seguro e esperar até que o tempo melhore.

- Cuidado com os pedestres nas calçadas. Jogar água neles ao passar por poças em alta velocidade é infração sujeita a multa, além de ser falta de respeito com o próximo. Transitar devagar ajuda a evitar esse tipo de incidente.

- Quem tem veículos altos, como caminhonetes, pode não ter problemas ao passar por pontos alagados, mas as ondas provocadas por esses carros podem atrapalhar a condução dos veículos menores. Dirigir em baixa velocidade e defensivamente ajuda a evitar esses problemas.