Empreendedores investem em criatividade para vender no carnaval

Na Serra, é possível abrir ou regularizar uma empresa sem burocracia no Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe)

Empreendedores investem em criatividade para vender no carnaval

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Para quem acha que Carnaval é sinônimo só de alegria e folia se enganou. O feriado mexe com a rotina dos brasileiros e se torna um momento de diversão, descanso e, também, de trabalho duro para muita gente. A data traz oportunidade para quem busca uma renda extra ou deseja se lançar como empreendedor.

No Atelier Flor do Litoral, em Novo Horizonte, o grupo de mulheres microempreendedoras individuais (MEIs) formado por Maria Aparecida de Castro, Maria Erenita Medeiros, Elisabete Ramos dos Santos, Elaine Medeiros e Marlucia Batista solta a criatividade para levar propostas irresistíveis para os clientes. Elas contam que, nesta época do ano, os principais pedidos estão na estilização de camisetas e abadás e criação de fantasias iguais para mães, pais e filhos.

“Aqui todo mundo faz aquilo que sabe fazer de melhor. E juntas entregamos um bom trabalho. Quando o cliente chega com uma ideia ou até mesmo sem ideias, procuramos criar algo diferenciado de acordo com o perfil de cada um”, contou Elaine.

O empreendimento de economia solidária trabalha com costura, estamparia e artesanato personalizado. A iniciativa começou no terraço de Maria Aparecida e hoje, já em sede própria, é um sucesso no bairro. O grupo existe há sete anos e faz a maior folia aliando trabalho e diversão. Quando recebem grandes encomendas, trabalham quase 12 horas seguidas para entregar tudo dentro do prazo.

Orientação

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, José Eduardo Azevedo,  há negócios que podem sim surgir agora no carnaval, como a de produção e venda de fantasias e venda de alimentos e bebidas. “Quem já tem o seu próprio negócio conta, ainda, com a oportunidade de criar serviços como o de delivery e coleções temáticas”.

José Eduardo ressaltou, no entanto, que o ideal é que tudo seja planejado e feito dentro de um plano de negócio. “O ideal para aqueles que desejam empreender é iniciar a preparação com antecedência para atender de forma satisfatória a demanda de produtos e serviços que aumentam em datas festivas, pontos facultativos e feriados. Quem não pensou em empreender agora, talvez possa aproveitar o feriado para se preparar para as novas datas”.

O secretário da pasta lembrou que fazer um diagnóstico de feriados e público-alvo de seu negócio é importante para desenvolver estratégias que aumentem as vendas. "O Carnaval é um dos feriados que estimula o consumo, pois é um período em que muitos querem, de alguma forma, curtir e se permitem fazer gastos extras. Por isso, o empreendedor deve usar a criatividade para atrair esse público, de acordo com sua proposta de negócio”, orientou.

Informação

Na Serra é possível abrir ou regularizar uma empresa sem burocracia. O Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe) tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor, que pode abrir seu negócio sem precisar ir a vários órgãos públicos.

Com atendimento ágil e personalizado, o Centro oferece orientação, palestras e informações sobre as linhas de créditos disponíveis por meio do programa Nosso Crédito.

Atendimento a empresas de pequeno porte:

Local: Pró-Cidadão: Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe
Horário de atendimento presencial: 8 às 12 horas e 13 às 17 horas
Telefone: (27) 3252-2981 e (27) 3252-7237

Confira a lista dos feriados municipais da Serra em 2020:

29 de junho (segunda-feira): São Pedro – padroeiro municipal

8 de dezembro (terça-feira): Dia da Cidade da Serra

26 de dezembro (sábado): Dia do serrano

Confira a lista dos feriados e pontos facultativos nacionais de 2020:

24 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo);

25 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo);

26 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);

10 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado nacional);

21 de abril (terça-feira): Tiradentes (feriado nacional);

1º de maio (sexta-feira): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

11 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo);

7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil (feriado nacional);

12 de outubro (segunda-feira): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

28 de outubro (quarta-feira): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);

2 de novembro (segunda-feira): Finados (feriado nacional);

15 de novembro (domingo): Proclamação da República (feriado nacional);

24 de dezembro (quinta-feira): véspera de natal (ponto facultativo após às 14 horas);

25 de dezembro (sexta-feira): Natal (feriado nacional); e

31 de dezembro (quinta-feira): véspera de ano novo (ponto facultativo após às 14 horas).