Escola incentiva o uso de celular durante a aula

Escola incentiva o uso de celular durante a aula

Escola incentiva o uso de celular durante a aula


Texto: por Jéssica Romanha

O celular dentro da sala de aula já atrapalhou muitos professores, mas a escola municipal Hebert de Souza, em vez de proibir, adotou o aparelho como uma ferramenta pedagógica. 

Na França, por exemplo, os alunos não vão poder nem levar o telefone para escola quando voltarem às aulas em setembro. Nem mesmo desligado.

Mas, para o diretor Vagner de Oliveira, da escola Hebert de Souza, em Colina da Serra, a tecnologia pode ser usada como uma forma de aproximação e estímulo para os alunos. "Incentivamos os alunos a usar o celular durante a aula de matemática, para jogarem dama. O objetivo é criar momentos lúdicos e mais estimulantes para os alunos".

O diretor explica que está surpreso com os resultados. "Os alunos estão gostando muito! Indicamos o aplicativo e agendamos até campeonatos entre turmas. O próximo passo é incentivar o jogo de xadrez", adiantou.

Com essa medida, os estudantes estão mais interessados nas aulas, além disso, se sentem mais atraídos ao ambiente escolar.  "Conseguimos incentivar o raciocínio lógico dos alunos e o espírito de equipe", contou Vagner.

De acordo com a secretária de Educação, Nelci Gazzoni, com o avanço da internet móvel, o uso do celular é cada vez mais frequente entre os jovens. "É importante que haja disciplina para utilizar as diversas ferramentas interativas que os aparelhos oferecem, principalmente, em período de aula. A Sedu recomenda que o uso na escola seja apenas para fins pedagógicos", pontuou.