Escolas da Serra incentivam carreiras inusitadas

A turma do 5º ano foi conhecer a escola de marinheiros

Escolas da Serra incentivam carreiras inusitadas


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu

As unidades de ensino da Serra têm se empenhado para que as atividades extracurriculares tenham um sentido para o futuro dos estudantes. Desde o começo do ano, o currículo trabalhado durante o ano letivo está sempre atualizado com diretrizes para o empreendedorismo e outras carreiras inusitadas. O propósito é apresentar aos estudantes todas as suas possibilidades e capacitá-los para suas escolhas. 

E foi justamente pensando em apresentar a diversidade de carreiras que a EMEF Dom Helder Pessoa Câmara levou uma turma de alunos para conhecer a Escola Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo - EAMES. A visita foi a culminância do projeto que aborda a diversificação das profissões na escola. 

Conhecer a escola profissionalizante da carreira militar trouxe a experiência da disciplina que encantou os estudantes. O conhecimento do dia a dia dos marinheiros, a forma que eles administram o tempo e como zelam pela escola e pelo local de trabalho foram mostrados aos alunos.

A divisão de funções e a responsabilidade de cada estudante militar com sua ocupação despertou a essência da carreira militar e a vontade de seguir como profissão nos visitantes. Para Gabriel, do 5º ano, foi impactante essa organização. 

“A escola tem um estilo bem rigoroso durante as aulas e o dia normal. Uma coisa que achei interessante foi que lá os alunos têm que dividir o quarto e que não tem trabalhado para limpar, quem limpa são os próprios alunos. A experiência foi ótima”, explicou. 

Para Maria Júlia e Alana a reafirmação de comportamento foi essencial. Ser reconhecido por um bom desempenho, que não é simples na carreira militar, despertou o interesse delas. 

“O que mais me chamou atenção foi o certificado mensal que a sala ou turma mais comportada e comprometida com os estudos e as tarefas ganham. Lá o mais importante é o respeito que temos que ter com nossa pátria e com todos os presentes. Visitar a escola foi uma das coisas mais gratificantes pra mim, particularmente gostei de tudo”, contou Maria Júlia. 

Arthur e Luiza dividiram sua experiência, ressaltando o talento da banda. O compromisso de cada estudante da Marinha em desenvolver todas as tarefas, como estudar, colher aprendizado do trabalho que ensina disciplina diária e aprender um instrumento que pode ser um hobbie muitas vezes, mas que não deixa de exigir comprometimento do músico.

Daniel Trindade, suboficial  EAMES, confirmou animação também para eles da escola em receber a turminha da Serra. Disse ainda ter sido a primeira vez que a banda tocou para uma unidade de ensino e se encantou com grupo de alunos fez um coral para acompanhar a banda.

Breno Sperandio Fadini, professor idealizador do projeto, também falou sobre a experiência do projeto, que possibilita ainda que bastante jovens, os alunos, a conhecerem todas as oportunidades, e correr atrás dos seus sonhos. 

“Durante a explanação de carreiras em um conteúdo de história e matemática vários estudantes demonstraram interesse e curiosidade sobre como é uma carreira militar, as oportunidades e o que ela traz de benefício para os alunos, então veio a ideia da visita, que foi uma oportunidade de mostrar e ganhar experiência de vida, pois além do ensino básico em nível médio, os alunos têm o ensino militar-naval e praticam diversos esportes como remo, vela, natação, judô, entre outros, já que estar preparado fisicamente faz parte da vida militar” explicou.