Estudantes da Serra têm alimentação saudável com cardápio feito por nutricionistas

Alimentos processados e ultraprocessados foram excluídos do cardápio

Estudantes da Serra têm alimentação saudável com cardápio feito por nutricionistas


Texto: Andreia Soares - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

Em tempos de preocupação dos especialistas em Saúde, com crianças e adolescentes cada vez mais fora do peso e apresentando doenças por conta do consumo de alimentos processados, na Serra os estudantes da rede municipal são contemplados com uma alimentação balanceada.

O cardápio variado é rico em alimentos naturais, como frutas, legumes, hortaliças, carnes e ovos. De acordo com a nutricionista e Gerente de Alimentação Escolar da Serra, Jéssika Butcovsky, a legislação é clara quanto à importância de uma alimentação saudável no ambiente escolar. 

Cumprimento da legislação 

“O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou no dia 12 de maio, a Resolução nº 6/2020, vinculada à lei nº 11.947/2009, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, com atualizações sobre as normas para a sua execução”, explica Jéssika. 

Assim, em cumprimento às novas exigências do PNAE, para o repasse de recursos federais de caráter suplementar, o município da Serra realizou algumas alterações nutricionais nos cardápios das unidades de ensino, tanto nas de Educação Infantil, quanto nas de Ensino Fundamental.

“Aumentamos a oferta de alimentos naturais como frutas e hortaliças, fortalecendo a Agricultura Familiar, reduzimos as incidências de produtos processados como embutidos, enlatados, biscoito, bolo, entre outros; e por fim, retiramos dos cardápios dos CMEIs os alimentos ultraprocessados como açúcar, mel e adoçantes”, completa Jéssika Butcovsky.

Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Serra, os cardápios ofertados aos alunos são elaborados por uma equipe de nutricionistas. Os estudantes fazem o desjejum e uma refeição completa em cada turno. 

Alimentos super saudáveis

Por meio de Chamada Pública recente, realizada pela Prefeitura da Serra, produtores rurais da Agricultura Familiar passaram a fornecer 600 toneladas de alimentos saudáveis, naturais e alguns orgânicos, que são utilizados no cardápio da merenda escolar. 

Entre os alimentos estão abacate, abóbora, aipim, alho, cebola, alface, acelga, repolho, tomate, pepino, batata, cebolinha, salsinha, coentro, banana prata, tangerina pokan, mamão, feijão carioca e preto, ovos, filé de tilápia, leite, manteiga, queijo, requeijão, polpa de frutas, entre outros.