Farmacêuticos passam por capacitação para aprimoramento

Há farmácias em 46 estruturas de saúde do município. Além disso, há a Farmácia de Carapina, localizada em Jardim Limoeiro

Farmacêuticos passam por capacitação para aprimoramento

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Durante os meses de agosto e setembro, os farmacêuticos da Secretaria de Saúde da Serra passarão por capacitação. A ideia é aprofundar o conhecimento desses profissionais e revisar orientações com o intuito de melhorar fluxos internos e também o atendimento à população. O primeiro curso aconteceu na última sexta (09), no Pró-Cidadão.

Participam da capacitação mais de 50 profissionais. Nos encontros, serão abordados temas como controle do estoque, cuidados farmacêuticos, fluxo de acesso aos medicamentos, entre outros.

Há farmácias em 46 estruturas de saúde do município, que funcionam das 7 às 17h. Além disso, há a Farmácia de Carapina, localizada em Jardim Limoeiro, que funciona das 7 às 19h todos os dias, incluindo feriados.

Investimentos

A Prefeitura da Serra está investindo em tecnologia para aprimorar a oferta de serviços de saúde na cidade, e 46 estruturas de saúde já possuem farmácias totalmente informatizadas, o que contribui para tornar o atendimento mais ágil e o controle do estoque mais eficaz, além de integrar as informações e, no futuro, permitir o atendimento on-line à população.

As farmácias hospitalares da UPA de Serra-Sede, UPA de Carapina e da Maternidade de Carapina também já estão informatizadas.

A Farmácia de Carapina foi reformada em 2018 e reabriu com sistema informatizado. As receitas podem ser compartilhadas com as unidades de saúde, facilitando para os pacientes. Tanto na Farmácia de Carapina quanto na unidade de referência, a solicitação do paciente é atualizada na hora.

A prefeitura disponibiliza em seu site a Relação de Medicamentos Essenciais. Acesse: www.serra.es.gov.br/saúde.