Fazendo a fila andar: Serra vai realizar cerca de 300 ultrassonografias no sábado (26)

A ação dará início ao novo contrato do município com a empresa especializada em exames de imagens

Fazendo a fila andar: Serra vai realizar cerca de 300 ultrassonografias no sábado (26)


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

No sábado (26), das 7h30 às 17h, a secretaria de Saúde da Serra vai realizar exames de ultrassonografia na Multimagem, em Laranjeiras. A ação dará início ao novo contrato do município com a empresa especializada em exames de imagens, visando zerar a fila de cerca de 20 mil pacientes que aguardam, no sistema, para fazer ultrassonografia. Nesse dia, serão realizados cerca de 300 exames.

“Durante a busca ativa para iniciarmos o agendamento, constatamos que havia paciente com espera desde 2014. Vamos acelerar para que, até agosto deste ano, tenhamos conseguido realizar 5 mil exames, somente com esse novo prestador de serviço. Estamos com um mês de agenda completa e, com isso, saímos de 2014 e chegamos em 2020. Com o agendamento para agosto, alcançaremos o início de 2021. Nesse ritmo, a meta da secretaria da Saúde é zerar, até dezembro deste ano, a fila de ususários que aguardam por uma ultrassonografia”, explica a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho.

Segundo a secretária, além da falta de contrato com uma empresa de realização de exames de imagem, também foi encontrado, no almoxarifado da secretaria, um aparelho de ultrassonografia novo e que não estava sendo utilizado. “Pensamos: já que temos a Maternidade de Carapina, onde já é realizado o exame, e profissionais capacitados no município, adequamos um espaço na maternidade para colocar mais esse aparelho”, salienta.

Com a capacidade para realização de 2 mil ultrassonografias por mês pelo novo prestador e a turbinada no setor de ultrassonografia da maternidade, localizada em Jardim Limoeiro, a Serra vai saltar de 600 para 4 mil exames de ultrassonografia por mês. As buscas ativas e agendamento para ultrassonografia estão sendo realizadas pelas equipes das unidades de saúde. “É importante ressaltar que a porta de entrada para a solicitação da ultrassonografia são as unidades de saúde, já que o será a equipe de saúde especializada da unidade que solicitará o exame”, finaliza.