Festa de São Sebastião e São Benedito começa nesta quinta-feira (06)

A festa será semipresencial e virtual.

Festa de São Sebastião e São Benedito começa nesta quinta-feira (06)


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Edson Reis /Secom-PMS

Nesta quinta-feira (06), será iniciada a tradicional festa de São Benedito e São Sebastião em Nova Almeida. Ao todo, serão 23 dias de festa que, neste ano, devido à pandemia de covid-19, será semipresencial e virtual, no canal do YouTube da ABC/Serra. As festividades são realizadas pela Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC) e têm o apoio da Prefeitura da Serra através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur). 

A festa compõe o ciclo Folclórico da Serra 2022 e a programação tem início nesta quinta-feira, com uma carreata e missa na Igreja de Reis Magos, a partir das 16 hora. No decorrer do mês acontecem outras missas, carreatas, fincada de mastros e apresentação das bandas de congo. 

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, falou sobre a importância da festa para a cidade.

“Nova Almeida completa 465 anos de uma história rica de fé, devoção e muita cultura. Por mais que a pandemia não permita grandes eventos, essa data não pode passar em branco.  Firmamos um termo de colaboração com a Associação das Bandas de Congo da Serra para a realização do ciclo folclórico e o resultado está incrível superando as expectativas. Vale a pena conferir o material e manter viva a nossa história”, ressaltou.

Patrimônio Histórico Cultural

A Festa de São Sebastião e de São Benedito de Nova Almeida virou Patrimônio Cultural em junho de 2021. O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, sancionou a lei n°5.308/2021, em que declarou a festa de São Sebastião e de São Benedito de Nova Almeida Patrimônio Cultural Imaterial do Município da Serra

Os festejos são manifestações religiosas, folclóricas e populares que recordam os acontecimentos milagrosos feitos pelos por São Benedito e São Sebastião. A festa é realizada todo ano no dia 20 de janeiro, fazendo parte do calendário oficial do município.

Programação:

06 de janeiro - Quinta-feira

16 horas: Carreata e Missa na Igreja de Reis Magos

20 horas: Exibição do documentário sobre a festa de Nova Almeida no YouTube.

 

20 de janeiro - Quinta-feira

16 horas: Carreata 

18 horas: Fincada dos Mastros

19h30: Missa na Igreja de Reis Magos
 

29 de janeiro - Sábado

16 horas: Exibição de videoclipe com Bandas de Congo adulta e mirim de Nova Almeida e Banda Estrela dos Artistas (Youtube)


Link do canal do youtube da ABC/Serra: youtube.com/ABCSerra