Festa de São Sebastião e de São Benedito vira Patrimônio Cultural

Os festejos são manifestações religiosas, folclóricas e populares

Festa de São Sebastião e de São Benedito vira Patrimônio Cultural

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

Nesta quinta-feira, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, sancionou a lei n°5.308/2021, em que declara a festa de São Sebastião e de São Benedito de Nova Almeida Patrimônio Cultural Imaterial do Município da Serra.

Os festejos são manifestações religiosas, folclóricas e populares que recordam os acontecimentos milagrosos feitos pelos por São Benedito e São Sebastião. A festa é realizada todo ano no dia 20 de janeiro, fazendo parte do calendário oficial do município.

Vidigal falou um pouco sobre a nova lei.

"Os festejos já fazem parte da identidade da nossa cidade, principalmente da região de Nova Almeida. O decreto vem para fortalecer e enaltecer mais ainda o papel da tradição religiosa e cultural, que é um registro da história da Serra", disse.

Thiago Carreiro, Vice-Prefeito e secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, também falou sobre o assunto.

"A festa de São Sebastião e São Benedito ser considerada patrimônio cultural da Serra é muito forte, e mostra o valor que a atual gestão da para esse evento e para o circuito folclórico do município" , afirmou.

Ele também ressaltou que isso também permite que a festa tenha mais força na captação de recursos e tenha uma organização ainda melhor. Thiago ainda disse que a nova lei é uma importante técnica para esse evento e também para a história e a identidade do municipio.

Festa de São Sebastião de São Benedito de Nova Almeida

A festa é um tradicional evento, que faz parte do calendário folclórico religioso da Serra. O evento acontece na Praça da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, e conta com vários shows e cortejo das bandas de congo, entre outras atrações.