Final feliz para o gato silvestre encontrado na Serra na última quinta (04)

Fiscalização Ambiental resgata Gato Silvestre encontrado em área rural da Serra

Final feliz para o gato silvestre encontrado na Serra na última quinta (04)


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/ Secom

A equipe da Fiscalização Ambiental da Serra teve mais uma aventura na selva para contar nesta semana. Isso porque um Felino bastante diferente resolveu visitar a parte rural populosa da Serra. 

Um Gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) foi resgatado de uma propriedade rural localizada na divisa do Timbuí com a Serra. Apesar da aparência fofa similar a de um bichano doméstico, o tamanho dele foi o que chamou atenção. A cabeça é pequena e achatada, as orelhas curtas e arredondadas, as pernas curtas e a cauda muito longa.

Seu corpo é alongado e sua coloração varia de acordo com seu habitat, os mais escuros são predominantes de florestas enquanto que os mais claros são encontrados em ambientes mais secos. Assim como outros animais silvestres, sua espécie está em extinção e a destruição de hábitats é a principal causa de ameaça. 

Apesar do pequeno conhecimento sobre a biologia desta espécie, o que limita a possibilidade de estratégias de conservação eficazes, a Prefeitura da Serra, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, trabalha em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no programa Cetas/Ibama, para  maximização da sobrevivência destes animais.

O programa é voltado para recuperação dessas espécies que realizam diariamente a captura desses animais, como a do Gato-mourisco, na última quinta-feira (04),  seja por meio de fiscalização, resgate ou entregas voluntárias.

O animal foi recolhido pela fiscalização, identificado, passou por uma triagem e avaliação da saúde. Existe todo um processo de recuperação, reabilitação e a reintrodução dos animais ao seu ambiente para que sejam devolvidos ao habitat natural em segurança e em boas condições de sobrevivência.

No caso do nosso turista inusitado, felizmente estava saudável e pronto para voltar a ativa, dessa vez em um lugar apropriado. Assim foi solto na Área de Preservação Ambiental (APA) Goiabada-Açu.