Fiscalização Ambiental resgatou mais de 500 animais no ano passado

Fiscais da Prefeitura da Serra resgataram animais de diversas espécies, de cobras a gato do mato

Fiscalização Ambiental resgatou mais de 500 animais no ano passado


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Fiscalização Ambiental

De janeiro a dezembro do ano passado, a Prefeitura da Serra, por meio do Departamento de Fiscalização Ambiental, resgatou 553 animais silvestres encontrados em vias públicas ou residências localizadas nas imediações de áreas verdes. 

A espécie mais presente entre resgatados foi o gambá, com 186 ocorrências. Em seguida vêm as cobras, com 126 casos. Outros 241 resgates são de pássaros, jacarés, cágados e espécies mais raras, como gato do mato. 

Após o resgate, o animal passa por uma avaliação a respeito das condições físicas. Caso esteja aparentando boa saúde, com sinais vitais normais e sem ferimentos aparentes, o animal é solto nas área de mata mais próxima de onde foi encontrado. Do contrário, aparentando problemas físicos, o animal é encaminhado para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama), localizado no bairro Barcelona. 

Ao encontrar um animal silvestre fora do habitat natural, a orientação é que a pessoa acione a  Fiscalização Ambiental da Serra, pelos telefones (27) 99951-2321 (até a meia-noite) e (27)3291-7435, este último das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Enquanto aguardam o atendimento, é importante que não toquem no animal, resguardando, assim, a integridade física do espécime e a segurança dos humanos que estejam por perto.