Fortes chuvas: Prefeitura da Serra instala Gabinete de Crise

Equipes técnicas estão mobilizadas e preparadas para atender à população

Fortes chuvas: Prefeitura da Serra instala Gabinete de Crise

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Devido às fortes chuvas que vêm atingindo todo o Estado, a Prefeitura da Serra instalou, na tarde deste domingo (04), o Gabinete de Crise. Nos últimos nove dias, foram cerca de 500 milímetros de água acumuladas na Serra deixando, sobretudo neste final de semana, famílias desalojadas e desabrigadas.

“Neste momento difícil, estamos não somente preocupados, mas preparados para atender à população. Pedimos para que fique atenta a qualquer sinal, como elevação do nível de água, e, se for o caso, acione a Defesa Civil pelo 99938-9500. Essa realidade fez com que a Prefeitura da Serra, que já vinha preocupada com as consequências das chuvas, reunisse sua equipe de secretariado para instalar o Gabinete de Crise”, ressaltou o prefeito Sergio Vidigal.

As equipes técnicas da Prefeitura da Serra se prepararam para entregar o melhor para a comunidade: com a instalação de três abrigos nos bairros para atender às famílias acometidas pelo grande volume de chuva; além de realizar pela Defesa Civil, monitoramento constante das áreas de riscos (encostas, bairros alagados); cuidado à saúde e de assistência social aos desabrigados; definição dos pontos para recolhimento de doações; limpeza e desobstrução de galerias; auxílio na retirada de bens móveis dos desalojados; recuperação de vias e estruturas.

Nesta semana, as equipes da Secretaria de Serviços vão priorizar os bairros mais atingidos pelas chuvas, com limpeza e recolhimento de entulhos entre outras ações.

Desde sexta (02), a prefeitura havia preparado a abertura de abrigos, como o caso da Arena Jacaraípe, em Jacaraípe. No sábado (03), a EMEF Luiz Baptista, em Jardim Tropical, foi transformada em abrigo para as primeiras famílias desalojadas.

No domingo (04), as pessoas que estavam abrigadas na EMEF foram transferidas para o CMEI Amélia Pereira, localizadas no mesmo bairro. O terceiro abrigo, no município, também foi ativado no domingo, no CMEI Central Carapina, em Central Carapina.

“A porta de entrada para os abrigos é a Defesa Civil. As equipes vão até o local e, havendo a necessidade, acionam as equipes da Assistência Social. Esperamos que as chuvas passem e que as famílias possam se restabelecer. Enquanto isso, nossas equipes estão aptas para acolhê-las com segurança neste período difícil”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Silva.

DOAÇÕES

Ainda na sexta, os pontos para doação de roupas em bom estado de conservação, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza foram definidos, pela gestão municipal. Entre eles está o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras.

A entrega de roupas em bom estado de conservação, bem como materiais de higiene pessoal, de limpeza, alimentos não perecíveis e fraldas poderão ser entregues à enfermeira do Núcleo de Regulação do hospital, que funciona durante 24 horas, todos os dias da semana.

A Arena Jacaraípe, além de abrigo, também é ponto para receber doações, de segunda a domingo, das 08h às 22 horas, colchões, roupa de cama, kit higiene e demais suprimentos.

Também de segunda a domingo, só que das 8h às 21 horas, a Estação Cidadania Cultura, em Novo Porto Canoa; e Estação Cidadania Esporte, em Vila Nova de Colares, são pontos de doação de itens aos necessitados.

Além desses locais, também há a Secretaria de Direitos Humanos, em Serra Sede, e o Centro de Atendimento Integrado (CRAS/CAI), em Boa Vista, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas.

“Antes de serem distribuídas, todas as doações são recolhidas pelas equipes e passam por uma triagem”, salientou a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota.

“Na sexta (02), a Saúde da Serra definiu o ponto focal de cada serviço bem como as ações estratégicas, para garantir assistência à saúde dos abrigados. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVs/Serra) atua em regime de plantão, acionando as áreas de acordo com a demanda”, explicou a secretária Municipal de Saúde, Bernadete Coelho.

As atribuições vão desde inspeção sanitária até atendimento médico e/ou de enfermeiro. Dispensação de medicamentos, transporte sanitário e monitoramento dos pacientes com doenças e agravos de notificação compulsória também estão no radar da saúde aos abrigados.

“A situação é grave, pois não sabemos quando as chuvas vão parar, mas estamos atuando dentro de um planejamento, em contato e em parceria com os pontos focais das outras secretarias municipais. Sabemos para aonde estamos indo tanto é, que, essa organização está nos permitindo dar respostas rápidas, possibilitando a retirada das pessoas com vida”,  destacou o secretário municipal de Defesa Social, Joel Lyrio.