Ruas de Jardim Carapina e Boa Vista recebem varal com poesias

A intervenção cultural faz parte da Semana Municipal da Juventude, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra

Ruas de Jardim Carapina e Boa Vista recebem varal com poesias


Texto: Munik Vieira - Foto: Projeto Social Vida Pe. Gailhac

Dois pontos dos bairros Jardim Carapina e Boa Vista vão se transformar num espaço voltado à cultura e produção de poesias. Nesta terça-feira (24), crianças e adolescentes do projeto social Vida Padre Gailhac distribuem mensagens com frases de incentivo aos jovens do município.

Os adolescentes vão se encontrar na sede do Projeto Vida Padre Gailhac, em Jardim Carapina, às 15h, e em seguida percorrem os dois bairros fixando varais com poemas autorais que falam sobre os direitos das crianças e adolescentes. Os pontos principais serão os espaços com o maior fluxo de pessoas: O CRAS/CAI de Jardim Carapina/Boa Vista e a Praça da Paz. A ação, denominada 'Jardim Poético', tem como principal objetivo intervir artisticamente na comunidade de modo a elevar a autoestima dos moradores e incentivar a participação comunitária.

A ideia, embora simples, é levar a cultura para mais próximo das pessoas. “O objetivo principal é proporcionar aos jovens e adolescentes serranos uma incrível experiência cultural. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra trabalha para valorizar a vida livre de violência, por meio da transformação pessoal e comunitária”, explica Lourência Riani, secretária municipal de Direitos Humanos.

As crianças e adolescentes que participam do projeto são os próprios autores dos poemas, e todos ajudaram na confecção das peças. “Nosso objetivo é facilitar ao máximo a participação dos jovens e adolescentes em atividades culturais nos bairros Jardim Carapina e Boa Vista. Isso valoriza a vida e contribui para a reduzir a violência”, garante Mirella Bastos, coordenadora do projeto social Vida Padre Gailhac.

A intervenção cultural faz parte da Semana Municipal da Juventude, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra em parceria com o Conselho Municipal da Juventude e o Governo do Estado.

Serviço
Data: 24 de setembro (terça-feira)
Local: Sede do Projeto Vida Padre Gailhac - Rua Alcobaça, 82 - Jardim Carapina, Serra.
Horário: 15h

Sobre a Semana Municipal da Juventude

Com previsão de atrair cerca de dois mil jovens na Serra, a Semana Municipal da Juventude começou na última sexta-feira (20) e vai até o próximo dia 27. A programação, realizada em diversos bairros da cidade, está integrada ao tema “Seja protagonista da sua história”.

O evento é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra (Sedir), em parceria com o Conselho Municipal da Juventude e Governo do Estado. As atrações são voltadas ao protagonismo juvenil, estimulando a participação social dos jovens no município, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens são inseridos.

“O objetivo é despertar o debate e divulgar os trabalhos que a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, junto com as instituições e movimentos, desenvolve para os jovens serranos. A Semana da Juventude tem espaço de diálogo no esporte, na cultura, na arte, nas políticas públicas e nos problemas cotidianos das juventudes”, explica Lourência Riani, secretária municipal de Direitos Humanos.

O tema deste ano – Seja protagonista da sua história – foi pensado para atrair a atenção do público. Para o chefe de Articulação de Juventude da Sedir, Ivo Lopes, esse é o momento para intensificar o debate sobre a política de juventude do município. “A cultura é essencial na vida e na formação de cada jovem, por isso, durante a Semana, estamos buscando ações que levam cultura, educação e esporte”, disse.

Confira abaixo a programação:

DATA

TEMA

ATIVIDADE

HORÁRIO

LOCAL

PARCEIROS

24

Mural de poesia

Poesia no varal

15 horas

Jardim Carapina/ Boa Vista

Projeto Vida Padre Gailhac

25

Cine debate

Exibição de cinema temático para a juventude

14 horas

São Diogo

Centro Cultural Eliziario Rangel e Projetos Sociais

26

Papo Reto/Gira sobre a Juventude Negra

Workshop de maquiagem, tranças e turbante

08 horas

EEEFM Jacaraípe

Fejunes, Núcleo Serra

26

Apresentações Culturais, Esportivas e Recreação

Apresentações culturais e esportiva e recreação

13 horas

Residencial Ourimar I e II

Setur e Projeto Kairós (Rede Aica)

27

Encontro Estadual de Grêmios Escolares

Mesas de debates sobre a educação com apresentações culturais

09 às 16 horas

Parque da Cidade

Parceria com a SEDH/Gerência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude