Gestão tributária é tema de qualificação de servidores

O curso contou com a participação dos

Gestão tributária é tema de qualificação de servidores


Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Secretaria da Fazenda da Serra (Sefa) finalizou nesta terça-feira (26), o curso de capacitação de servidores para utilização do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) como ferramenta para gestão da administração tributária. A capacitação aconteceu em dez encontros, que começaram no mês de julho.

O SPED é o sistema para o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas, uma verdadeira plataforma para envio das obrigações acessórias para o fisco.

Além da utilização desse Sistema, os servidores puderam conhecer, durante o treinamento, o ContÁgil Lite, um sistema que faz auditoria e processamento de arquivos digitais, disponibilizados para os fiscos estaduais e municipais. Por meio do ContÁgil é possível fazer fiscalização, seleção e investigação de contribuintes, de uma forma sistematizada.

Na cerimônia de encerramento, o secretário da Fazenda, Henrique Valentim, afirmou que essa qualificação, além de agregar conhecimento para os servidores da Sefa, é um avanço na questão da gestão tributária, colocando a Serra na vanguarda.

No total, 23 servidores, a maioria sendo auditores fiscais, participaram do curso e receberam certificado.