Guarda armada da Serra é a primeira do Estado com motocicletas mais potentes

Guarda armada da Serra é a primeira do Estado com motocicletas mais potentes

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Defesa Social (Sedes), realizou nesta terça-feira (06), a entrega de cinco motos para a Guarda Municipal. É primeira guarda armada do Estado com motocicletas mais potentes.

O evento foi realizado no Parque da Cidade e contou apresentação da banda da Guarda, também a única do Espírito Santo com esta especialização e presença do prefeito, Sergio Vidigal.

As motos são do modelo XRE 300 e serão de grande ajuda para o efetivo da Guarda Municipal que, com atuação constante, vem ajudando a reduzir os índices de criminalidade na cidade. As motos serão destacadas para a Ronda Ostensiva Municipal da Guarda – Romu.

Para o prefeito Sergio Vidigal a entrega das motos foi um momento histórico para a Serra.

"Uma Guarda jovem como essa, que surgiu em 2016 e já nos dá tanto orgulho é um indicativo que o trabalho é bom. Queremos a Guarda armada e preparada para defender nossa população e trazer a paz para a cidade", afirmou o prefeito.

O vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro, falou da  necessidade de investir em segurança. "A Serra ainda tem números altos de violência. Mas já observamos uma queda muito por esse trabalho da Guarda. A Serra precisa e confia em vocês", afirmou.

O secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra, falou sobre os desafios da pasta. "O desafio era enxergar os seres humanos que fazem a segurança da cidade. Essa noite é especial e estamos felizes em ver essa entrega importante para a Guarda", disse.

Números

O trabalho da Sedes, que conta com ação da Guarda Municipal, Defesa Civil e Departamento de Operações de Trânsito (DOT), integrado às forças estaduais e federais, resultou na queda de 45% no número total de homicídios. Entre janeiro e maio de 2020 foram 93 crimes desta natureza, enquanto no mesmo período de 2021 foram registrados 51 casos.

O constante investimento no efetivo da Guarda, que desde janeiro foi acrescido em 60%, além da aquisição de novas armas, coletes e demais equipamentos, contribuiu para reduzir em 16,7% o índice de roubos a estabelecimentos comerciais, além de 25,5% os roubos a pessoas em vias públicas no comparativo com o mesmo período de 2020.

A vigilância também foi reforçada com a instalação de 94 novas câmeras no videomonitoramento, chegando a 120 no total.  A atuação do DOT também foi ampliada. Nos cinco primeiros meses do ano, foram gerados mais de 12 mil autos de infração, o dobro do índice do mesmo período de 2020.