Guarda Municipal e Polícia Civil atuam contra receptação de fios de cobre

Guarda Municipal e Polícia Civil atuam contra receptação de fios de cobre

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Sedes-PMS

A Guarda Municipal da Serra, com participação do Departamento de Operações de Trânsito, Vigilância Sanitária, Fiscalização Ambiental e de Posturas, atuou em apoio à Polícia Civil na operação “Tarega” e contribuiu para a prisão de três pessoas e cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em ferros-velhos na Serra, onde foram apreendidos diversos metros de fio de cobre e hidrômetros na manhã desta quarta-feira (20).

A Operação Policial foi realizada pelo 10°, 12° e 13° Distritos, sob o comando do delegado Josafá da Silva. A suspeita das autoridades era de que os estabelecimentos estavam adquirindo produtos de furtos como fios de cobre, tampas de bueiros/boca de lobo e hidrômetros.

“O objetivo da operação foi coibir a ação de receptadores de produtos que são furtados e que geram grandes transtornos à população, como o furto de fio de cobre. Recebemos denúncias pelo disque-denúncia e realizamos uma investigação para localizar os ferros-velhos, que poderiam estar receptando esse tipo de produto. Se há furto, é porque tem alguém comprando”, conta o titular do 10º Distrito Policial, delegado Josafá da Silva.

Uma grande quantidade de fios de cobre sem procedência comprovada foi apreendida. As autoridades também encontraram muitas carcaças de celulares e uma grande quantidade de hidrômetros completos e desmontados. As operações integradas de Guarda Municipal da Serra com autoridades estaduais e federais seguirão acontecendo para garantir mais segurança e qualidade de vida aos munícipes.

“Essa ligação com outras instituições por parte da secretaria de Defesa Social da Serra, com todos os órgãos que a integram, é muito importante. Nosso apoio foi solicitado e prontamente prestamos. É importante combater esse crime uma vez que esse material que fica estocado em ferros-velhos pode ser da própria prefeitura. Aqui temos a operação Iron, de combate ao comércio clandestino de fios de cobre. A parceria é importante porque nos dá respaldo para continuar combatendo este crime”, afirmou o secretário Fabrício Dutra.