Guarda-vidas de prontidão para denunciar aparecimento de óleo no mar

Guarda-vidas receberam orientações de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil

Guarda-vidas de prontidão para denunciar aparecimento de óleo no mar

Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Divulgação

Os 98 guarda-vidas que atuarão na Serra durante o verão receberam orientações sobre como proceder caso verifiquem manchas de óleo no litoral. Parte do efetivo, que tem atuado ao longo de todo o ano, recebeu orientações de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil.

Já os demais profissionais, que começarão a atuar a partir do dia 14 de dezembro, foram informados a respeito da mancha de óleo durante a recepção realizada na última quarta-feira (13), no Pró-Cidadão.

Por estarem diariamente nas praias, os guarda-vidas podem ser os primeiros agentes públicos a receber informações sobre a existência de manchas de óleo no litoral da Serra.

Por isso, é necessário que eles saibam quais autoridades precisam acionar imediatamente, ao mesmo tempo em que devem estar aptos a informar aos banhistas os cuidados que devem tomar neste caso.

Guarda-vidas

A Prefeitura da Serra contratou 92 guarda-vidas temporários para atuar de dezembro a março, que se juntarão aos seis guarda-vidas efetivos. Dos 92 contratados, os 40 mais bem colocados irão continuar trabalhando de abril a dezembro de 2020.

Os profissionais atuam nas praias de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida, todos os dias, inclusive nos feriados e fins de semana, das 8 às 18 horas.