Hoje é Dia Nacional do Patrimônio Histórico

por Gabrielle Tallon

Publicado em 17/08/2018 13:00 - Atualizado em 17/08/2018 13:48

Ponto forte do turismo serrano, a Igreja dos Reis Magos, patrimônio histórico e cultural do município, é sinônimo de tradição e não poderia deixar de ser lembrado nesta sexta-feira (17), data em que é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

Patrimônio Nacional

Inaugurada em 6 de janeiro de 1615, dia em que se comemora a visita dos Reis Magos ao menino Jesus, a Igreja dos Reis Magos foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural brasileiro em 1943.

No local é possível contemplar o quadro Adoração dos Reis Magos, considerado a primeira tela em óleo sobre madeira pintada no Brasil.

Tradição local

Além da Igreja dos Reis Magos, que é patrimônio nacional, a Serra ainda possui importantes monumentos, como a Capela de São João Batista, que integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. Ela foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.

Outro sítio histórico e cultural do município é o de Queimado, que foi palco de uma insurreição de escravos liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário, em 19 de março de 1849. Composto pelas Ruínas da Igreja de São José e pelos resquícios arqueológicos do povoado, foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993.

No Centro da Serra, construída em 1769, está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Nos seus jardins é fincado o Mastro, símbolo máximo da festa do Ciclo Folclórico e Religioso de São Benedito, realizada há mais de 160 anos, no dia 26 de dezembro. Bem próximos estão a Estátua do líder negro Chico Prego, o Museu Histórico da Serra e o espaço multicultural Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, que expõem objetos relacionados à história e à identidade local.

Igreja e Residência dos Reis Magos - Nova Almeida

Construída por jesuítas e índios tupiniquins por volta de 1580, é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico nacional. Recebe milhares de visitantes todos os anos.

Telefones: (27) 3253-1842 / (27) 3291-2330

Ruínas da Igreja São José do Queimado - Área Rural

Inaugurada em 1849, foi o estopim da Insurreição de Queimado, principal revolta de escravos no Espírito Santo. O local é de elevada riqueza paisagística, cultural e histórica, que teve seu ápice no século XIX, e hoje se encontra praticamente inabitada.

Endereço: Situa-se a 16km de Serra-Sede

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Primeiro templo religioso do município, fundado no ano de 1556. Sua arquitetura atual foi concluída em 1769. Seu interior possui pinturas de autoria do artista Walter Francisco de Assis, considerado o maior pintor serrano de todos os tempos.

Endereço: Praça Barbosa Leão, s/nº, Serra-Sede

Funcionamento: das 8 às 12h20 e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira; e das 8 às 11h, aos sábados

Estátua de Chico Prego

Localizada na Praça Almirante Tamandaré, em Serra-Sede, a obra é uma homenagem ao líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravos ocorrida no ano de 1849. A estátua, com cerca de 3 metros de altura, está próxima ao local de enforcamento de Chico Prego. Foi construída pelo artista Tute, com recursos oriundos da lei de incentivo cultural da Serra.

Museu Histórico da Serra

O Museu Histórico da Serra ocupa uma das construções mais antigas da Serra-Sede, o casarão da família Castello. Inaugurado em 2007, possui em seu acervo bens móveis, documentos e obras de arte. O casarão é um dos poucos remanescentes da arquitetura do século XIX.

Endereço: Rua Cassiano Castelo, nº 22, Serra-Sede

Casa do Congo Mestre Antônio Rosa

Inaugurada em 2000, a Casa do Congo tem em seu acervo fotografias, peças de artesanato e outros elementos da cultura popular.

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 22, Praça João Miguel, Serra-Sede

Funcionamento: das 7 às 17h, de segunda a sexta