Horta comunitária de Barcelona começa a dar resultados

No local estão sendo cultivadas diversas variedades de hortaliças e legumes

Horta comunitária de Barcelona começa a dar resultados


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Seap-PMS

A Secretaria de Agricultura (Seap) encerra o ano concluindo mais uma horta comunitária, criada dentro do propósito da administração municipal em incentivar a alimentação saudável. Localizada no bairro Barcelona, a Horta Comunitária Nellina Bueno da Silva ocupa uma área onde no passado havia descarte irregular de entulho.  

No local estão sendo cultivadas hortaliças e legumes, como alface, couve, almeirão, tomate, pimentão, quiabo, jiló, abóbora e beterraba, entre outras. Diretor da Seap e responsável pelo projeto das hortas comunitárias, David Cruz destaca que as hortas são uma parceria entre a comunidade, a prefeitura e o Incaper Serra. 

“Estamos encerrando o ano com um saldo positivo no projeto das hortas. Temos esta em Barcelona, outra em Balneário Carapebus e em Unidades de Ensino. Destaco o apoio fundamental do Mazinho Lacerda, do DTO, e do diretor do Horto Municipal, Sebastião Bueno, que nos cedeu o espaço para cultivo das mudas e alguns insumos”, explica Davd Cruz. 

A moradora do bairro, Louzimar Silva, foi uma das cinco pessoas que iniciaram a ideia de cultivar a horta e hoje é uma das responsáveis pela colheita e destinação dos alimentos, junto com a também moradora Jaqueline Cusini. 

Louzimar explica que as colheitas são efetuadas às sextas-feiras e qualquer pessoa pode pegar as sacolas com verduras e legumes gratuitamente ou mediante uma contribuição voluntária para auxiliar no pagamento da conta de água. Atualmente, parte da produção é distribuída para mulheres beneficiadas pela Pastoral da Criança. 

“Ajudamos na horta para beneficiar a comunidade. Sou evangélica e aproveito o momento para conversar com as pessoas que vem aqui, levar a elas uma palavra de conforto”, conta Louzimar, que se dedica diariamente à horta, das 8 às 11 horas e das 16 às 18 horas. 

“As hortas comunitárias desempenham um papel social e econômico muito expressivo numa comunidade. Além de tornar mais forte a relação da comunidade com o desenvolvimento sustentável, pois cada um, em benefício de todos, busca na natureza seu sustento, é um conceito inovador de desenvolvimento, pois considera a participação coletiva, reforçando a inclusão social e produtiva de uma comunidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Lilian Mota. 

Localizada entre a rua Laguna e a avenida Região Sul, a horta tem cerca de 600 m² de área plantada. Por meio da Lei 5.363, sancionada em outubro deste ano, recebeu o nome de Nellina Bueno da Silva.