Novos leitos para pacientes com Covid-19 na Serra

A utilização no hospital foi uma solicitação do prefeito Sergio Vidigal

Novos leitos para pacientes com Covid-19 na Serra

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Edson Reis

O Hospital Materno Infantil da Serra receberá, a partir desta quarta-feira (07), pacientes com coronavírus. Inicialmente serão abertos 30 leitos de enfermaria na unidade. Com a disponibilidade, os demais hospitais do município serão desafogados. A utilização no hospital foi uma solicitação do prefeito Sergio Vidigal.

De acordo com o governo do Estado, a previsão é de que, nos próximos dias, a unidade passe a dispor mais 90 leitos de enfermaria adulto e, até final de maio, mais 13 leitos de enfermaria adulto e 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para casos de complicação súbita, totalizando 152 leitos Covid-19.

No dia 15 de março, em reunião de todos os prefeitos com o governo do Estado, Vidigal destacou que o hospital municipal estaria à disposição para a abertura de novos leitos. “É possível ampliar o atendimento, mas esse número inicial disponibilizado pelo Estado já é essencial para começarmos a superar o coronavírus”, disse o prefeito.

O hospital foi construído pela Prefeitura Municipal da Serra e transferido para gestão do Governo do Estado, em 2020. O local funcionará como unidade integrada ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, referência do Espírito Santo para o tratamento de casos graves e potencialmente graves da Covid-19.

O local, construído numa área de 25 mil metros quadrados e a um quilômetro da BR-101, tem previsão de atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês. Serão 135 leitos: 60 maternos, 60 infantis e 15 semi-intensivos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) espera que, ao final da pandemia, o perfil temporário de atendimento aos pacientes Covid-19 do Hospital Estadual Materno Infantil possa ser ajustado para a implementação do serviço de maternidade, com a possibilidade também de readequar o quadro de especialidades ofertados pelo Hospital Dr. Jayme.

Ainda como deputado federal, Sergio Vidigal trabalhou arduamente na liberação de R$ 45.100.544,11 para conclusão do hospital.  “O Hospital Materno Infantil é imprescindível na saúde e na vida da população serrana e será responsável por desafogar os leitos maternos”, enfatizou Vidigal.