HPV: Serra inicia vacinação nesta segunda-feira

Essa vacina será disponibilizada em caráter excepcional enquanto houver estoque do lote que foi direcionado para essa faixa etária

HPV: Serra inicia vacinação nesta segunda-feira


Texto: Angela Angius - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

Para meninos e meninas que estão na faixa etária entre 15 e 26 anos de idade, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) está disponibilizando, a partir desta segunda-feira (15), em todas as suas Unidades de Saúde, a vacina HPV Quadrivalente. Conforme orientação do Governo do Estado, essa vacina será disponibilizada em caráter excepcional enquanto houver estoque do lote que foi direcionado para essa faixa etária.

O esquema vacinal para essa faixa etária consiste em três doses: zero, dois e seis meses. Para se vacinar, basta se dirigir a uma das Unidades de Saúde mais próxima, pois a vacina está disponibilizada na rotina das salas de vacina, inclusive a HPV para meninos de 11 a 14 anos e para as meninas de 9 a 14 anos de idade.

Papilomavírus humano

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Serviço

Vacina contra HPV Quadrivalente

Público: meninos e meninas com 15 a 26 anos

Local: Salas de vacina de todas as Unidades de Saúde