Idosos da Serra vão participar do 2º Circuito Nacional de Dança Sênior

Idosos da Serra vão participar do 2º Circuito Nacional de Dança Sênior

Idosos da Serra vão participar do 2º Circuito Nacional de Dança Sênior


Texto: por Eduardo Candeias

Os idosos do grupo de dança Fênix do Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Hélio Ferraz se apresentarão no 2º Circuito Nacional de Dança Sênior desta modalidade, que começa amanhã (23) e termina no domingo (26), em Caldas Novas, Goiás. O circuito acontece em comemoração aos 25 anos de Dança Sênior no Brasil e será realizado no Centro de Convenções do Hotel Di Roma.

"Ao todo, serão quatro dias intensos de muita alegria e diversão com apresentação de danças, passeios, bailes noturnos e shows", comenta o dirigente do grupo e assistente social, Mário Sérgio Fraga.

Durante o evento, os 30 idosos do grupo de dança Fênix vão apresentar as coreografias Valsa da Pedra Azul, Pequeno Pássaro e Nola Mixer.

Grupo

O grupo, fundando em 2013, conta atualmente com 30 idosos, que fazem a atividade ofertada gratuitamente pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas).

Dança Sênior

A Dança Sênior, ou Dança Circular, constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. É uma atividade grupal, de baixo impacto, curta duração e não utilização de esforços intensos.

Foi criada em 1971, na Alemanha, por Ilse Tutt, coreógrafa e psicopedagoga social, juntamente com um grupo de psicopedagogos sociais, para a ocupação do tempo livre e estimulação da população idosa daquele país. As coreografias são compostas por diversos ritmos como a polca, valsa, marcha, chote, quadrilha, country e dance.