Pais de alunos da Serra vão poder consultar notas e faltas pelo celular

Com a plataforma os servidores da educação e pais terão acesso a notas e frequência de forma on-line

Pais de alunos da Serra vão poder consultar notas e faltas pelo celular

Texto: Karoliny Siqueira - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A inovação é um compromisso da gestão com a população serrana. Por esse motivo, a Prefeitura da Serra, junto com a Secretaria de Educação, lançou nesta terça-feira (08) o Sistema de Gestão Escolar. Além de facilitar o gerenciamento das atividades pedagógicas, pais e estudantes da rede municipal da Serra também poderão acessar as notas e frequências, do computador ou até mesmo do celular.

Através desta nova plataforma, os servidores da educação poderão fazer o gerenciamento, em um só lugar e de forma totalmente on-line, da frequência dos alunos, notas, ocorrências disciplinares, matrículas, cadastros de reserva, transferências e remanejamento. A proposta é oferecer mais um canal de comunicação entre a escola, o estudante e a família, deixando-os informados sobre o desempenho do aluno na sala de aula.

Além disso, a partir de todos esses dados será possível produzir relatórios para embasar análises mais eficazes dos processos educativos de cada Unidade de Ensino.

O lançamento aconteceu na EMEF Profª Angela Maria Pereira Barcelos, localizada no Centro da Serra, escolhida para receber o sistema como projeto piloto.

O Secretário de Educação, Alessandro Bermudes, comentou que o lançamento do sistema é um passo importante.

“Estamos tirando a rede educacional da Serra da era analógica e colocando na era digital. A partir de agora nós vamos ter relatórios completos de toda nossa rede através desse sistema, isso vai nos gerar informação para que possamos aumentar a eficiência do nosso trabalho, melhorando e qualificando a rede de ensino cada vez mais”, afirmou.

O prefeito Sergio Vidigal disse que esse investimento na educação é muito importante para dar mais transparência.

“Só quem trabalha com educação sabe o quanto é preciso ter amor pelo que se faz. Sou um grande defensor da educação, por isso, ela sempre será prioridade e patrimônio da nossa gestão. Além de dar transparência, a implantação desse sistema vai facilitar as respostas das nossas principais demandas. Além disso, para a educação é muito importante porque traz os pais dos alunos até a escola de forma on-line. É uma das ações para o caminho que estamos trilhando para fazer a Serra dar o salto para o futuro”, pontuou.

Para iniciar o funcionamento, a Secretaria de Educação realizou um treinamento com os servidores, específico para a plataforma, no laboratório do Centro de Formação da Sedu.

O objetivo é avançar de forma escalonada e que até o fim do ano todas as escolas possam fazer as matrículas e as pautas de forma virtual, evitando assim, acúmulo de papel e processos na administração.

O novo sistema já está em funcionamento em três escolas: a EMEF Profª Angela Maria Pereira Barcelos, já mencionada, EMEF Herbert de Souza, ambas na Serra Sede e o CMEI Espaço Feliz, em Cidade Continental. O motivo da escolha dessas escolas é para abranger todas as etapas da rede de ensino: educação infantil, ensino fundamental séries iniciais e séries finais.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento as subsecretárias de Educação, Claudia Silva e Luciana Galdino, o diretor EMEF Profª Angela Maria Pereira Barcelos Luciano Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcia Saraiva, o diretor do Sindiupes, Paulo Loureiro, os vereadores Paulinho do Churrasquinho, Sérgio Peixoto, Professor Rurdiney, Wellingtom Alemão e Pablo Muribeca.