As inscrições para o 1º Desafio de Inovação Aberta vão até 1º de março

Todas as informações sobre o desafio estão no endereço: https://www.findeslab.com.br/inovaserra

As inscrições para o 1º Desafio de Inovação Aberta vão até 1º de março


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação/Secom-PMS

As inscrições para participar do 1º Desafio de Inovação Aberta estão acontecendo, e vão até o dia 1º de março, através do site.  www.findeslab.com.br/inovaserra. A Serra é a primeira prefeitura da Região Metropolitana a implantar esse tipo de competição, e uma das poucas no Brasil.

Os vencedores do projeto, além de receberem prêmios, darão uma importante contribuição para o serviço público, pois as soluções por eles apresentadas poderão ser implementadas para tratar questões relevantes na Serra.

Por isso, participar dessa iniciativa também pode ser um marco na carreira profissional de quem levar a premiação. Reforçando: quem deseja embarcar nessa aventura, deve ficar atento, porque o prazo para se inscrever vai até o dia 1º de março.

Depois dessa etapa, será feita uma prévia seleção das melhores soluções que participaram do Desafio de Inovação Aberta, que acontece no dia 18 do próximo mês.

Premiação 

Serão premiadas as três melhores propostas de cada categoria, que receberão um notebook e créditos para aquisição de soluções do Sebrae. O objetivo do concurso é o desenvolvimento de soluções inovadoras para a melhoria da gestão pública.

A competição é uma iniciativa do Polo de Inovação Tecnológica da Serra (InovaSerra) em parceria com o Laboratório de Inovação da Prefeitura da Serra, Sebrae, Senac e Findeslab.

Todas as informações sobre o Desafio estão no endereço: https://www.findeslab.com.br/inovaserra.

Prefeitura da Serra sempre inovando

A Serra é a pioneira neste desafio, pois é a 1ª prefeitura da Região Metropolitana a implantar esse tipo de competição e uma das poucas no Brasil. O município também está disponibilizando orientações sobre o concurso para os servidores da administração que queiram participar da competição. Nesse caso, é só procurar o Departamento de Inovação da secretaria.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade comenta que faz parte da estratégia do polo de Inovação Inova Serra, não só a atração de startups, negócios inovadores e empreendimentos de base tecnológica, mas contribuir com a inovação dentro da máquina pública para que a Prefeitura da Serra também se torne mais inovadora.

“É muito importante que as equipes da administração se incorporem a esse movimento, entendam como funciona, quais são as vantagens e como isso pode fazer com que tenhamos resultados melhores e mais inovadores em nossos projetos internos”, avalia Pedro.

Conheça mais sobre os desafios:

1 - Separação apropriada do lixo para coleta seletiva

Contexto do desafio:

O Município da Serra possui uma população de 536.765 habitantes (IBGE, 2021) com taxa de crescimento de 2% ao ano. Em 2021 foram coletados e dispostos em aterro sanitário um montante de 143.668 toneladas de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos), o que dá em média 11.972 mil toneladas/mês, e diariamente cerca de 399 ton. Esse serviço tem um alto custo para a gestão pública; para coletar, transportar e transbordar os RSU foram gastos, em média, R$ 1.643.725/mês, e acrescidos a

esse ainda o custo para a disposição final em aterro sanitário, R$ 896.821/mês, totalizando, R$ 2.540.546/mês. Lembramos que o RSU é somente um dos resíduos que o município é responsável por coletar. Separar os materiais recicláveis, que devem ser higienizados antes de serem descartados, diminui o gasto do poder público com “lixo”, e fortalece a economia circular.

Nosso desafio será encontrar uma forma de estimular/engajar o morador a fazer a separação correta antes do descarte efetivo do lixo, podendo utilizar a criação de uma recompensa para o que o fizer corretamente ou solução para engajamento do munícipe.

Soluções desejadas:

Que o munícipe separe seus resíduos de forma correta para efetivar a coleta seletiva, podendo ser por ferramentas de tecnologia da informação, gamificação ou outra, que promova o engajamento e comprometimento com a prática correta de descarte do lixo.

2 - Espaço Empreendedor – Serra Virtual

Contexto do desafio:

Atualmente, o empreendedor necessita ir presencialmente ao CIAMPE (Espaço Empreendedor da Prefeitura da Serra) para receber atendimento específico para o MEI – Microempreendedor Individual. Alguns nos procuraram todo mês e entre os relatos, percebe-se a necessidade ou dificuldade de tempo e deslocamento, ao ter que se ausentar do próprio negócio.

Realizamos em média 1.000 atendimentos por mês e utilizamos para medição, acompanhamento e planejamento, o sistema de atendimento de um parceiro, no qual registramos vários serviços, entre eles: formalização, atualização cadastral e baixa do CNPJ, parcelamento de débitos, emissão do boleto DAS, envio das informações sobre o faturamento bruto através da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Outros serviços oferecidos pelo CIAMPE são: liberação de senha para emissão de nota fiscal eletrônica (prestadores de serviços) e informações para acesso ao microcrédito.

A maioria dos serviços para o MEI são realizados pelos servidores do CIAMPE através do site oficial do governo, o https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor. Com as novas funcionalidades e regras de negócio para atendimento ao MEI, desde março/2022 passou a ser obrigatório nos atendimentos, que o empreendedor (ou futuro empreendedor) faça pelo smartphone a instalação do App Gov.Br e obtenha o selo prata ou ouro – a fim de aumentar o nível de confiabilidade da conta para a realização dos serviços referente à formalização, atualização cadastral ou baixa do CNPJ.

Em 2023, será inaugurada sala do CIAMPE com a proposta de ampliar o atendimento para outros públicos e portes empresariais e prestar os serviços de forma mais ágil, utilizando de ferramentas digitais para atendimento online. Nosso objetivo é de entregar qualidade e eficiência, para resultar em um relacionamento continuado, que gere reconhecimento, recomendação, fidelização e satisfação do empreendedor quanto ao atendimento recebido.

Soluções desejadas:

Estruturar um ambiente virtual para o CIAMPE, a fim de registrar e otimizar o atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEIs), para que este público tenha acesso à maioria dos serviços oferecidos online, com foco numa proposta para melhoria eficiente e satisfação na qualidade do atendimento virtual realizado.