IPS trata e envia 1001 processos de compensação em um ano de gestão

Os processos esquecidos pela gestão anterior garantirão R$ 100 milhões a mais no caixa

IPS trata e envia 1001 processos de compensação em um ano de gestão

Texto: Daniel Vargas - Foto: Reprodução

Para além do discurso, os números mostram que a nova Gestão tem gerido o IPS com resolutividade e compromisso com a vida dos segurados.

O relatório da compensação previdenciária compilado na última semana mostra que o Instituto enviou, de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022, 1001 processos de compensação para análise e liberação da Secretaria de Previdência (SPREV). Essa quantidade corresponde a cinco vezes a soma dos processos encaminhados de 2018 a 2020, e representará R$ 99.858.854,60 a mais no caixa da autarquia.

A compensação previdenciária nada mais é do que um acerto de contas entre o regime instituidor, que paga o benefício, e o regime de origem, do qual o segurado trouxe o tempo de serviço e contribuição.

E quem pensa que processos tão importantes quanto esses vinham sendo tratados com atenção, engana-se. Eles foram deixados totalmente de lado pela gestão anterior e encontrados por esta Diretoria repletos de falhas e sem movimentação processual.

Após a ciência da situação, o prefeito Sergio Vidigal solicitou prioridade aos diretores quanto à questão, que dividiram os trabalhos entre a equipe, estabeleceram prazos de encerramento e promoveram mutirões em dias úteis e fins de semana.

E não se tratou de um problema simples de resolver. Foi necessário conhecer a situação dos processos, desmontá-los, avaliar os dados de ficha funcional dos servidores, escanear os documentos comprobatórios de solicitação de compensação, alimentar o sistema com os dados de cada servidor na Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e reorganizar os processos para arquivo.

Para um melhor acompanhamento e eficiência do serviço, a Diretoria de Benefícios Previdenciários envolveu nas tarefas até a médica perita do IPS, Raquel Pires de Mesquita, e estabeleceu como coordenador de compensação previdenciária o servidor Fabio Ferreira Tinelli.

“Foi um trabalho árduo, mas valeu muito a pena em termos de conhecimento e união da equipe. Mostra que o estímulo é essencial para se coordenar e supervisionar trabalhos e que o corpo técnico é qualificado para enfrentar desafios”, relatou a diretora de benefícios previdenciários, Christiani Vieira.

Esse esforço de gestão teve início com o diretor-presidente Alessandro Comper e será aperfeiçoado agora pela presidente Alessandra Núbia Costa Rodrigues, que parabenizou aos colaboradores pelos resultados.

“A equipe é ótima e temos tudo para continuar devolvendo aos servidores da Serra o respeito e carinho que merecem, com reestruturação administrativo-financeira do Instituto e um atendimento humanizado que vá ao encontro de suas necessidades”, afirmou a diretora-presidente Alessandra.