IPTU: todas as solicitações podem ser on-line

São oito serviços que estão disponíveis no portal,

IPTU: todas as solicitações podem ser on-line

Texto: Djeisan Maria - Foto: Reprodução/Portal-PMS

Todos os serviços relacionados ao IPTU da Serra poderão ser feitos de forma on-lne a partir de agora.  A prefeitura lançou a novidade nesta segunda-feira (12), e o cidadão terá a opção de acessar os serviços pelo portal da administração municipal - http://prefeiturasempapel.serra.es.gov.br/portal/login.aspx ou ainda dar entrada no processo físico.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do município, são oito serviços que estão disponíveis no portal, no link de Serviços Digitais. Para ter acesso, o cidadão precisa antes fazer um cadastro nesse mesmo local.

O sistema contém as informações relacionadas à documentação e aos procedimentos necessários em cada atendimento. Os documentos podem ser anexados em formato de imagem e, caso seja necessária alguma complementação, o contribuinte recebe um aviso por e-mail.

Segundo o secretário da Fazenda, Henrique Valentim, a medida dará mais transparência e celeridade aos processos.

“O cidadão poderá acompanhar pelo portal toda a tramitação de sua solicitação. Além disso, receberá em seu endereço eletrônico tudo que for necessário para o andamento do processo”, comentou.

Com a implementação da medida, cerca de 80% dos serviços da Secretaria da Fazenda da Serra podem ser feitos remotamente. Esse percentual faz parte dos 55 serviços eletrônicos que a prefeitura disponibiliza para o cidadão.

A secretária de Administração e Recursos Humanos, Dayse Lemos, pontua que essa entrega demonstra claramente o empenho da gestão municipal em promover a transformação digital dos serviços prestados pela prefeitura, conforme diretriz estabelecida pelo prefeito Sergio Vidigal em seu Plano de Governo.

“Com a disponibilização de serviços oferecidos pela Secretaria da Fazenda, em especial os serviços de IPTU, demos mais um passo importante no sentido da melhoria no atendimento ao cidadão, sempre com o foco em facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pela prefeitura, afirmou Dayse.

Confira os serviços eletrônicos do IPTU disponíveis na Secretaria da Fazenda:

- Averbação de Imóvel

- Cadastro de imóvel

- Certidão de Tempo de Existência de Imóvel

- Desmembramento ou Remembramento de Terreno

- Imunidade Templos / Entidades

- Isenção de IPTU (Entidades Públicas)

- Revisão de IPTU