Jovens de Feu Rosa recebem formação sobre educação financeira

Na pauta, assuntos como orçamento doméstico e aplicativos de organização financeira, entre outros

Jovens de Feu Rosa recebem formação sobre educação financeira


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Sedir

Uma turma de jovens recebeu uma capacitação de educação financeira na última terça-feira (11), no Centro de Referência das Juventudes de Feu Rosa. A atividade foi realizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), por meio da Divisão de Políticas para a Juventude. 

Os participantes receberam orientações a respeito das relações de consumo, da importância de fazer um orçamento doméstico e do consumo consciente. Além da parte mais conceitual e teórica, os jovens receberam sugestões de aplicativos de organização financeira, orientações para obter rendimentos com contas digitais e dicas de leitura, podcasts e canais no Youtube sobre o assunto. 

Eles aprenderam, também, sobre noções de DIreito do Consumidor e puderam conhecer programas de benefícios como EDP Social, Cesan Social e o ID Jovem, por meio do qual podem inclusive conseguir passagens interestaduais gratuitas. 

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, lembra a importância de abordar a educação financeira entre os jovens, principalmente aqueles impactados pela vulnerabilidade social. 

"O consumo desempenha hoje um papel central na vida dos jovens, uma vez que estes usam os padrões de consumo para definir a sua identidade e para se integrar nos diversos grupos sociais. Falar em gestão financeira para as juventudes tornou-se de extrema importância, isso porque o consumo não é apenas um ato econômico, é, também, um ato social que reflete hábitos, costumes e sistemas de valores, principalmente entre os jovens”, explica a secretária Lilian Mota.