Plataforma Jovens Gênios chega às escolas da Serra

Sucesso na Educação, as atividades incluem ludicidade nas tarefas

Plataforma Jovens Gênios chega às escolas da Serra


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu

O currículo letivo de 2023 não para de receber novidades que vão aprimorar e revolucionar o aprendizado em sala de aula. 

A secretaria de Educação da Serra integrou no currículo das Unidades de Ensino da rede, a plataforma "Jovem Gênios", um recurso moderno que vai contribuir e potencializar formas de ensino, beneficiando tanto alunos quanto professores. A novidade é destinada a alunos do 6º ao 9º ano. 

O intuito é apresentar novos assuntos, estimular habilidades, e estabelecer uma conectividade com alto grau de interatividade dos alunos com o conteúdo, despertando o entusiasmo pelo aprendizado. Esse conceito moderno, e que tem sido sucesso pelas escolas do país a fora, se dá por meio da atividade gamificada. 

A Plataforma 

Sucesso na Educação as atividades gamificadas incluem ludicidade nas tarefas e no aprendizado e tornam o ensino mais eficaz para cada perfil de aluno. Tem sido um destaque pelas salas de aula e agora chegou na Serra, como mais uma estratégia de aprimoramento da gestão que prioriza a educação na cidade. 

Por meio do uso de tecnologias, o professor realiza atividades com recursos digitais que mobilizam o trabalho em equipe dos seus alunos. Entretanto, não é só usar jogos. De forma geral, a gamificação consiste em trazer alguns elementos e mecânicas dos jogos para as interações cotidianas.

O mês de março será de apresentação e de formação da plataforma para profissionais da rede Sedu Serra. No último dia 15, os diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), conheceram a novidade. Nesta quinta-feira (23), foi a vez dos pedagogos e professores se integrarem ao novo método de ensino. 

A secretária de Educação, Luciana Galdino, esteve na formação e falou sobre a importância de atualizar os métodos de ensino para que, cada vez mais, todos os alunos possam, mais que estar na escola, ter apetite por conhecimento. 

“Apresentamos a plataforma gamificada para os diretores que vão passar a usar em suas escolas. O mundo se atualiza o tempo inteiro, e nós, como fonte de conhecimento, precisamos dançar conforme a música, para não só manter o estudante na escola, mas despertar nele a vontade de aprender e ter sede pelo conhecimento”, concluiu.