Liga Steam: Sedu Serra participa de evento inovador no Rio de Janeiro

O evento aconteceu no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Liga Steam: Sedu Serra participa de evento inovador no Rio de Janeiro

Texto: Núbia Nacimento - Foto: Divulgação/Sedu

Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essas são as cinco áreas incentivadas pelo Liga Steam. O projeto é uma abordagem metodológica baseada em projetos que contribuem para o desenvolvimento dessas disciplinas de forma inovadora e interdisciplinar, e tem como projeto piloto a rede municipal de ensino da Serra.

Na última segunda-feira (21), a Secretaria de Educação participou do Conexão Liga Steam no Rio de Janeiro. O evento reuniu os profissionais envolvidos para conhecer um pouco mais e dialogar sobre a abordagem Liga Steam.

Entre palestras, oficinas e mesa redonda para diálogo, os profissionais do Brasil todo trocaram experiências para aprimoramento da teoria, que será colocada em prática nas escolas.

A Sedu Serra foi representada pela secretária de Educação, Fabiana Negreli, que palestrou sobre investimentos em inovação, tecnologia e empreendedorismo no currículo acadêmico na Educação na Serra.

A secretária também participou da mesa redonda com o tema "Desafios e possibilidades da implementação da Educação STEAM na formação docente".

Fabiana Negreli falou sobre a convergência da abordagem com as práticas educacionais requeridas e necessárias em resposta à esse novo estudante que chega às escolas, fruto de um contexto midiático de muita informação e estímulo, mas pobre em desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico.

“A abordagem STEAM oferece estratégias para a prática docente baseadas em projetos e resolução de problemas que  estimulam a criatividade, o interesse pelas ciências e artes e também a cooperação, tornando a relação do aluno com o conteúdo a ser aprendido mais leve e prazerosa”, explicou.

A secretária ainda acrescentou: "Neste momento em que estamos reformulando as diretrizes curriculares da Serra e também intensificando as ações de recomposição da aprendizagem e permanência na escola, a abordagem STEAM se apresenta como um caminho potente para a alavancagem da aprendizagem em nosso município".

O Liga Steam é uma parceria da Secretaria de Educação com a ArcelorMittal, Fundação ArcelorMittal e Tríade Educacional, estabelecida em junho deste ano.