Alunos produziram quase 50 mil mudas no Espaço Botânico

As atrações do Espaço Botânico conquistaram visitantes da Grande Vitória, em sua maioria alunos de escolas municipais e privadas.

Alunos produziram quase 50 mil mudas no Espaço Botânico

Texto: Gabriela Conti - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Sinônimo de aprendizado e conscientização ambiental, o Espaço Botânico do Parque da Cidade, em Laranjeiras, já recebeu mais de cem mil visitantes desde 2017.

Os alunos que visitaram o espaço nas atividades de Educação Ambiental no Espaço Botânico no período produziram 47.601 mudas de plantas ornamentais e árvores da Mata Atlântica, que foram doadas. Foram atendidos no jardim sensorial 8.835 alunos com monitoramento guiado.

Bromeliários, jardim sensorial, orquidário e viveiros de plantas (carnívoras, bioativas, sensitivas, mata atlântica), jardim temático de restinga e circuito de plantas nativas. Todas essas atrações conquistaram visitantes da Grande Vitória, em sua maioria alunos de escolas municipais e privadas.

"Tivemos um total de 114.775 alunos com atendimentos guiados com palestras e aula prática", contabiliza o professor e biólogo Nagibi Neto, responsável pelos atendimento aos visitantes do Espaço.

Nagibi também conta que foram realizadas reintroduções de 1.465 plantas de 83 espécies diferentes de Bromeliaceae em fragmentos de Mata Atlântica da Serra com auxílio de alunos da Educação Básica I e II.

Aulas guiadas

Após conhecer os bromeliários, jardim sensorial, orquidário e viveiros de plantas, jardim temático de restinga e circuito de plantas nativas, os visitantes participam de uma aula guiada pelo professor Nagibi na sala verde. No local tem até um microscópio para os visitantes conhecerem de perto as particularidades das plantas.

Entre os assuntos abordados estão ecologia, ecossistemas da Serra, dengue e crise hídrica. Durante as aulas, os participantes também produzem mudas de plantas, que são doadas para a comunidade.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas e atendimentos no Espaço Botânico estão suspensos.