Agora é a vez de José de Anchieta com 100% em LED

Com a Ordem de Serviço assinada na noite desta terça-feira (08)

Agora é a vez de José de Anchieta com 100% em LED

Texto: Deborah Hermerly - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Prefeitura avança no Serra Mais Luz, o maior programa de eficiência energética do Espírito Santo. Ele conta com a instalação/troca das luminárias por LED, conferindo mais luminosidade, segurança, além de economia na conta de energia.

Com a Ordem de Serviço assinada na noite desta terça-feira (08), em José de Anchieta, a Serra vai alcançar a marca de 35.612 luminárias de LED, ou seja, pontos de iluminação pública modernizados.

É isso e já está valendo: a partir desta quarta (09) as equipes da Secretaria de Serviços já estão no bairro para a execução dos trabalhos. Em até duas semanas serão instaladas 415 luminárias de LED, um investimento de R$ 303,081,72 dos cofres municipais. A novidade vai gerar uma economia de R$ 4,9 mil por mês, além de 33% de ganho na luminosidade.

Com muita alegria, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal foi recebido pela comunidade.

"No primeiro momento do Serra Mais Luz, priorizamos os bairros com mais vulnerabilidade social, pois temos que proteger o trabalhador. Precisamos garantir a segurança ao morador no momento de sair e chegar em casa. E, agora, chegamos a 75 bairros com LED. A Serra é a cidade mais iluminada, primeiro, pela população, segundo, pela iluminação que a cidade está recebendo. Não estamos só trocando a lâmpada mas, sim, aumentando a luminosidade. E, com isso, garantindo segurança e economia de energia",  contatou.

O secretário de Serviços,  Enio Bergoli, explicou os avanços do Serra Mais Luz, detalhando suas vantagens.

"Chegamos a 75 bairros, com 54,6%, ou seja, mais da metade de toda a Serra com iluminação de LED. Estamos iluminando o município entre 33 e 36% a mais do que já temos. O Mais Luz é um programa que está dentro do contexto da Segurança Pública, uma das prioridades da gestão. Os reflexos desse programa também já estão sendo percebidos na conta de iluminação pública: em 2021, era de R$ 4,5 milhões por mês, em meses de alta, este ano, nós estamos com R$ 3 milhões. Uma economia de R$ 1 milhão, por mês. Com isso, vamos gerar um saldo para aplicar em 2023, ano de conclusão do Mais Luz, com a Serra 100% totalmente iluminada, e com recursos próprios", explicou.