Mais R$ 60 milhões garantem obras e novos empregos no Contorno do Mestre Álvaro

Mais R$ 60 milhões garantem obras e novos empregos no Contorno do Mestre Álvaro

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Um total de R$ 60 milhões foi garantido para dar continuidade às obras do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, neste ano de 2020. Segundo o prefeito da cidade, Audifax Barcelos, o montante será somado aos R$ 100 milhões já liberados pelo Governo Federal em 2019 para avançar com a obra e garantir novas oportunidades de trabalho.

O prefeito Audifax destacou que a obra é uma grande conquista para a população da Serra e para todos aqueles que precisam passar pelo município. "A Serra tem articulado a realização de obras federais e estaduais para melhorar ainda mais a sua logística, como a obra do Contorno do Mestre Álvaro, que levará desenvolvimento para muitas regiões, e a construção da nova rotatória de Maringá. Acredito que em breve a população da Serra também terá boas notícias sobre o início das obras da rotatória do Hospital Dório Silva, que já está sendo licitada, do Contorno de Jacaraípe e melhorias na ES010. Além disso, temos realizado obras importantes nas vias municipais”, pontuou o gestor.

Segundo Audifax, a abertura da estrada do Contorno vai aumentar o fluxo de veículos e de pessoas no comércio local e o valor competitivo da terra nas suas adjacências, com possibilidade de surgimento de novos polos industriais na cidade. “A Serra está estrategicamente posicionada no Espírito Santo e tem uma economia diversificada e em crescimento. Estamos otimistas e também confiantes no trabalho que estamos desenvolvendo para atrair novos negócios para a cidade”, destacou o prefeito.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec), José Eduardo Azevedo, a nova estrada vai melhorar a logística e atrair mais investimentos para o município. “Com o trânsito pesado da BR 101 passando para o Contorno teremos uma requalificação dessa via, que ganhará empreendimentos mais nobres na área de comércio e serviços, shopping, polos comerciais e conjuntos habitacionais. Além disso, o próprio Contorno do Mestre Álvaro vai atrair empresas do setor logístico, nas áreas permitidas, e potencializar o turismo naquela região”.

Obras e emprego

De acordo com o engenheiro Rodrigo Gomides, da Contractor Engenharia, empresa responsável pela obra do Contorno, os trabalhos estão em ritmo contínuo e dentro do cronograma estipulado pela empresa. “Atualmente, estamos com quatro frentes de trabalho, ao longo dos 19 quilômetros, fazendo terraplanagem, desmonte de rocha e construção de dois viadutos”.

A expectativa é que o trecho seja entregue até o fim do ano que vem e novos trabalhadores sejam contratados. “Até o momento, já abrimos 150 postos de trabalho de forma direta e cerca de 50 indiretos. Mas, haverá a contratação de novos profissionais, principalmente para os cargos de pedreiro, carpinteiro e servente de obra”, disse.

Oportunidade

Para o morador da Serra Claudio Ribeiro da Silva, de 56 anos, as obras do Contorno começaram em um bom momento, pois trouxe novas perspectivas  para a sua vida e vai trazer melhorias também para o trânsito da Serra e cidades vizinhas.

“Estava parado há sete meses. Tentei muitas vezes conseguir algo. Estava muito difícil arranjar um emprego. Sei que tem muita gente boa no mercado sem trabalho. Mas, por meio do Sine da Serra, que fica lá em Portal de Jacaraípe, consegui essa vaga como apontador de obra”.

Claudio explica que a sua função transita entre o trabalho de campo e a área administrativa.  É ele quem integra os trabalhos no canteiro e do escritório, pois fornece informações estratégicas para o acompanhamento das obras e o cumprimento do planejado.

Segundo Claudio, que também tem experiência como técnico em contabilidade e almoxarife, já faz 12 anos que exerce essa função de apontador. “Fiz vários cursos para me capacitar e estou feliz por estar trabalhando aqui”, contou.

Contorno do Mestres Álvaro

O trajeto de mais de 19 km com pistas duplas vai tirar cerca de 35% do trânsito pesado que passa pela área urbana da BR 101 na Serra. A estrada sairá da rodovia do Contorno de Vitória, na altura de Cariacica, até a região próxima ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Serra-Sede.

“O grande objetivo da rodovia é tirar o tráfego pesado e de longa distância da BR-101 na área urbana do município da Serra, principalmente no trecho de Jardim Limoeiro e Carapina, considerado um dos mais perigosos do país. A expectativa é de que mais de 15 mil veículos deixem de circular pela região todos os dias”, disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

O gestor também destacou que além de mais segurança para o trânsito e os empregos gerados durante a obra, a nova rodovia levará desenvolvimento para algumas regiões, como Divinópolis, Belvedere e Planalto Serrano.