Meio Ambiente inicia o cadastramento das árvores da Serra

Moradores podem contribuir no cadastro, que é feito pelo aplicativo Colab

Meio Ambiente inicia o cadastramento das árvores da Serra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Tom Paparazzy/Secom

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou nesta sexta-feira (23) o cadastramento das árvores localizadas no perímetro urbano do município. A iniciativa, chamada de Cadastro Arbóreo Colaborativo, é feita por meio do aplicativo Colab, que permite inclusive que a população contribua com o mapeamento. 

Os trabalhos começaram no bairro Valparaíso, onde técnicos da Semma estiveram nesta manhã. A primeira árvore, um ipê rosa, foi cadastrada no sistema pelo secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denícoli. 

A população também pode colaborar com o mapeamento. Para isso, basta baixar o aplicativo Colab, disponível para Android e IOS, e utilizar o campo destinado ao registro das árvores. No aplicativo, o cidadão ou a cidadã vai indicar o bairro, a espécie, caso saiba identificar, a localização e as condições de saúde da árvore. Será possível indicar, também, se a árvore tem raízes que prejudicam o calçamento ou oferecem algum tipo de risco à população. 

A Prefeitura espera, por meio do mapeamento, obter o número preciso de árvores existentes na área urbana do município, o percentual de cada espécie, presença de pragas e doenças, necessidade de poda ou remoção e inclusive detalhes como a altura média. 

Com essas informações compiladas, será possível planejar a inspeção periódica das árvores, permitir o plantio das espécies arbóreas mais compatíveis com a realidade do município e aumentar a diversidade das espécies, entre outras ações previstas no Plano Diretor de Arborização Urbana.

O que é?

O Cadastro Arbóreo Colaborativo é uma solução tecnológica desenvolvida para que todos os cidadãos possam participar de forma colaborativa da gestão da arborização urbana municipal junto com a prefeitura, contribuindo para a realização do cadastro das árvores da cidade. 

Desta maneira, qualquer pessoa com um celular poderá cadastrar as árvores presentes nas calçadas, nos parques, praças e jardins em todo o município usando o aplicativo COLAB.