Melhorias no cadastro de reserva de vagas em escolas da Serra

Escolas e creches que possuem fibra ótica poderão implantar o sistema de gestão escolar e compartilhar a mesma lista de reserva de vagas para matrículas

Melhorias no cadastro de reserva de vagas em escolas da Serra

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O cadastro de reserva de vagas para matrículas nas escolas e creches municipais da Serra será otimizado, permitindo que a Secretaria de Educação tenha mais controle sobre a quantidade de alunos que aguardam vagas e continue fazendo o direcionamento das crianças para as unidades mais próximas de suas residências, de forma ainda mais rápida.

Essa mudança será possível graças à instalação de fibra ótica feita pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), que leva internet de alta velocidade às unidades escolares. Com isso, 85 escolas e creches que possuem fibra ótica poderão implantar o sistema de gestão escolar e compartilhar a mesma lista de reserva de vagas para matrículas.

Atualmente, cada escola possui um cadastro de reserva. Os pais interessados em matricular seus filhos colocam o nome da criança nesse cadastro e aguardam serem chamados. Acontece que alguns pais acabam indo a mais de uma escola e participam de mais de um cadastro de reserva. Por esse motivo, a Secretaria de Educação tem dificuldades de conhecer o número real de crianças e adolescentes que aguardam para se matricularem na rede municipal.

O secretário de Educação, Gelson Junquilho, explica que as unidades fazem essa lista de espera de forma manual e não conseguem compartilhar as informações. “Às vezes, uma criança já está matriculada em uma escola e é chamada para outra, pois o nome dela estava no cadastro de reserva das duas e isso atrasa um pouco o fluxo das matrículas, atrasa para outras crianças serem chamadas para efetivar a matrícula”, disse.

De acordo com Junquilho, a internet vai possibilitar a Secretaria de Educação implantar o sistema de gestão escolar, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória. Esse sistema vai permitir controle maior da procura e da oferta de vagas na rede do município. “Vai ser muito bom, porque a gente vai conhecer a demanda para podermos otimizar as ofertas. Vamos conseguir saber onde é a escola mais próxima da casa do aluno para tentarmos direcioná-lo para lá. Hoje tudo é feito de forma manual, mas com esse sistema vamos dar um ‘upgrade’ na oferta de vagas”, afirmou.

A expectativa é que o sistema de gestão escolar seja implantado na Serra em fevereiro do ano que vem.

Fibra ótica

A Secretaria de Planejamento Estratégico fez a instalação de fibra ótica em 85 escolas e creches, ligando todas à rede usada pela Prefeitura da Serra. A instalação de fibra, chamada de Rede Metro, leva internet de alta velocidade (200 mega) ao setor administrativo das unidades de ensino. A expectativa é que, no futuro, essa internet também esteja disponível nos laboratórios de informática para as atividades dos alunos.

A secretária de Planejamento, Lauriete Caneva, explicou que são muitos os benefícios da ativação da fibra nas escolas: “Além de ser uma internet de alta velocidade, sem oscilação, será uma navegação mais segura, pois todas compartilharão o antivírus da prefeitura. Além disso, vai permitir melhorias na gestão da Secretaria de Educação, pois todas as 85 unidades vão alimentar o mesmo sistema para repasse e compartilhamento de informações”.

A expectativa, de acordo com Lauriete, é que até março do ano que vem todas as unidades de ensino estejam na fibra. “Neste ano ainda, vamos fazer a instalação em mais 20 unidades”, disse a secretária.

A fibra ótica já foi instalada também em equipamentos de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e conselhos tutelares. Ao todo, 223 espaços vão contar com a Rede Metro.