Mês das Mulheres: violência contra a mulher em debate em ciclo de palestras

Nos canais oficiais da Prefeitura da Serra, mais programação voltada para elas.

Mês das Mulheres: violência contra a mulher em debate em ciclo de palestras

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Secom

Na Serra, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi marcado por uma programação repleta de informação, acolhimento e empoderamento.

Assuntos relacionados à luta feminina por igualdade de gênero e extinção da violência contra a mulher também estiveram presentes nos momentos, entre eles, no Ciclo de Palestras sobre Segurança Pública no Âmbito da Violência Contra a Mulher, realizado nesta quarta-feira (8), pela Secretaria de Defesa Social.

“O evento foi pensado para alertar e dialogar com a sociedade sobre o papel de todos em estar engajados na busca da preservação dos direitos das mulheres”, explicou o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio.

Em seu discurso, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, destacou, na história, a luta das mulheres pelos seus direitos ao longo dos anos. “São conquistas importantes em diversas áreas que merecem ser comemoradas, sempre!”, salientou.

Temática das palestras

No auditório do Restaurante Serra Grande, em Parque Residencial Laranjeiras, o "Empoderamento Feminino, Cuidando da Mente" foi abordado.

O juiz Marco Aurélio Soares Pereira, da 6ª Vara Criminal da Serra, conduziu a palestra sobre o "Botão de Pânico e Patrulhamento Maria da Penha". Em sua fala, o magistrado ressaltou os tipos de violência, além de ter dado exemplos de situações cotidianas que são sinais de violência psicológica e, quando não percebidas, podem resultar em violência física.

Ana Paula Miliani Patrocínio,  psicóloga, mestre em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pós-graduada em Psicologia Jurídica e pós-graduada em enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ministrou a palestra "Homem que é Homem".

O público do evento era, em sua maioria, feminino. Muitas delas, inclusive, representantes das forças de segurança estadual, como as Bombeiras Militares; além das agentes da Guarda Civil Municipal da Serra, e das alunas dos cursos de Direito e de Psicologia.

Mas, mesmo com a maioria feminina, os homens também participaram do Ciclo de Palestras. Eles escutaram, com atenção, sobre hábitos enraizados na sociedade que precisam ser abolidos. Com isso, a cultura da violência, a sexualização e a desigualdade de gênero serão interrompidas.