Mulheres das bandas de congo recebem homenagem neste sábado (25)

Evento será realizado na sede da Associação das Bandas de Congo da Serra.

Mulheres das bandas de congo recebem homenagem neste sábado (25)

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC), em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e de Políticas Públicas para as Mulheres, promove neste sábado (25), uma homenagem às mulheres do congo, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

O evento, que será realizado na sede da ABC, das 14h às 17 horas, em São Domingos, vai reunir mulheres de todas as bandas de congo do município. Na programação, estão previstas atividades como oficina de Capoterapia, roda de conversa sobre empoderamento e autonomia das mulheres, oficina sobre reaproveitamento de alimentos e entrega das homenagens.

O objetivo do encontro é celebrar a importância das mulheres no congo, nessa que é uma das mais importantes manifestações artísticas do município da Serra, marcando a identidade cultural da população serrana.

A ABC, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1986. Realiza diversos projetos pela preservação e memória da cultura do congo serrano, dentre eles, gravação de álbuns musicais, apresentações em eventos culturais por todo o Brasil, resgate e realização dos festejos folclóricos do município como a Festa de São Benedito, São Sebastião, São Pedro, Sant'Ana e Nossa Senhora do Rosário.

“A homenagem às mulheres do congo é uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural e destacar a importância da luta pelos direitos das mulheres, além de promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino”, destaca a secretária de Direitos Humanos e Cidadania e de Políticas Públicas para as Mulheres Lilian Mota.