Serra ganha novo ponto de encontro para arte e cultura

Espaço, localizado em Lagoa de Jacaraípe, vai ser palco de exposições, oficinas e outras atrações culturais

Serra ganha novo ponto de encontro para arte e cultura


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Eunice de Oliveira

A Serra vai ganhar mais um espaço para cultura e lazer. Neste sábado (17), acontece a inauguração do Juara Cultural, local que vai juntar arte e meio ambiente. A iniciativa é resultado do trabalho da Associação de Artesanato da Lagoa do Juara e conta com apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. 

Localizado na avenida São Paulo, nº 1008, no bairro Lagoa de Jacaraípe, o espaço vai ser inaugurado com a exposição “Tá boa? Nossa arte, memória e meio ambiente contados por uma planta”, que tem como tema a taboa, matéria prima das peças artesanais produzidas pela associação. A exposição estará aberta das 14 às 17 horas, com entrada franca. 

Tem mais coisas na programação de estreia. Até outubro, estão previstas oficinas e sessões de cinema, sempre gratuitas. As datas e horários detalhados estão no fim da matéria e as inscrições podem ser feitas pelo link https://linktr.ee/juaracultural.  

De acordo com as coordenadoras do projeto, o Juara Cultural tem entre os ideais valorizar a história da população local, estimulando a criatividade e preservação do meio ambiente. “Temos em mente a necessidade de desenvolver de maneira sólida e coletiva o potencial que o Juara Cultural tem de se tornar referência, de uma modalidade comunitária e inovadora de espaço cultural, e a capacidade de se tornar referência e orgulho, não só aqui como além” diz a dupla Francina Coelho e Joana Quiroga. 

O espaço Juara Cultural vai funcionar de quarta a domingo e nos feriados, das 9 às 17 horas.

Confira a programação de estreia: 

17/09, 14h  - Inauguração do Juara Cultural e lançamento da exposição “Tá boa? Nossa arte, memória e meio ambiente contados por uma planta”. 

24/09 e 01/10 (8h - 11h e 13h - 18h) - Oficina de artesanato com taboa: bolsa de praia de alça curta, com a artesã Francina (@arte_cia).

02/10 (8h - 11h e 13h - 16h) -  Oficina de artesanato com taboa: cesto de palha, com a artesã Francina (@arte_cia).

02/10 (13h - 15h) - Oficina de desenho “Ilustrando onde vivo”, com a artista Luiza Vitório.

02/10 (16h) - Sessão de cinema “Lavadeira-mascarada”: filmes curta-metragem para toda família.

08 e 15/10 (8h -11h e 13h - 18h) - Oficina de artesanato com taboa: bolsa de praia de alça média, com a artesã Francina (@arte_cia).

15/10 (18h) - Sessão de cinema “Canário-da-terra”: filmes curta-metragem para toda família.

Eventos gratuitos. Oferecemos os materiais necessários para as oficinas e lanche.

Serviço:

Programação de inauguração do Juara Cultural

De 17 de Setembro a 15 de Outubro.

Avenida São Paulo, 1008, Lagoa Jacaraípe, Serra-ES.

Contatos:

Instagram: @juaracultural

Telefone: 027996560214 

Email: juaracultural@gmail.com