Mutirão para plantar mil árvores na Serra

Para aumentar ainda mais a área verde, vamos realizar, a partir desta segunda (16), um mutirão para plantar mil árvores no município

Mutirão para plantar mil árvores na Serra

Texto: Gabriela Conti - Foto: Bianca Nascimento

Com uma área verde natural de 74 km², a Serra tem, em média, 150 mil árvores. E para aumentar ainda mais esse cinturão verde, vamos realizar, a partir da próxima segunda-feira (16), um mutirão para plantar mil árvores no município.

Serão plantadas mudas de Mata Atlântica em vários bairros, tanto em vias públicas quanto em unidades de saúde, escolas e praças. As plantas escolhidas são espécies nativas de Mata Atlântica, como aroeira, ipê-branco, pau-ferro, pau-brasil e pata-de-vaca com até 1,5 metros de altura.

Serão contemplados os bairros Vista da Serra II, Enseada de Jacaraípe, Barcelona, São Lourenço, Mata da Serra, Nova Carapina, Nova Almeida, Vila Nova de Colares, Feu Rosa e Cidade Continental.

Também serão doadas mudas para associações de moradores para que a comunidade realize o plantio.

"As árvores atuam como reguladores de temperatura, melhoram a qualidade do ar e, consequentemente, a nossa qualidade de vida”, explicou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Rosa Ramaldes.

“O plantio de mudas contribue para a melhoria da qualidade de vida da população e também com a urbanização das áreas, tornando-as mais humanizadas, arejadas e belas. De 2016 para cá, já foram plantadas 7.500 mudas na cidade”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida.

O plantio faz parte da programação do Mês da Árvore, que vai até o dia 27.

Programação do Mês da Árvore

- De 16 a 20 de setembro

A Semma fará doação de mudas para as associações de moradores da Serra

Horário: 8 às 12h

Local: Horto Municipal da Serra (Rua dos Estudantes, bairro Santo Antônio)

Serão doadas até 50 mudas por associação de moradores, mediante assinatura de Termo de Responsabilidade.

- De 23 a 27 de setembro

Plantio de árvores nos espaços públicos

Os órgãos públicos (postos de saúde, unidades municipais de ensino, dentre outros) poderão solicitar à Semma o plantio de árvores em seus espaços verdes.

Serão plantadas até 10 espécies da Mata Atlântica (aroeira, ipê-branco, pau-ferro, pau-brasil e pata-de-vaca) de até 1,5m de altura.