Mutirão retifica nome de centenas de pessoas

A ação foi voltada para pessoas trans

Mutirão retifica nome de centenas de pessoas


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Centenas de pessoas trans participaram do 1º Mutirão de Retificação de Prenome e Gênero, realizado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), em parceria com a Defensoria Pública do Estado na última sexta-feira (03).

Um dos atendidos foi o operador de monitoramento Antony Ribeiro, de 24 anos. Ele acredita que com a alteração do nome nos documentos civis terá mais liberdade e respeito da sociedade. “Me identifico como homem, por isso é bem mais confortável ter o nome que adotei agora formalmente. Os documentos irão refletir realmente minha identidade, me deixando mais à vontade no convívio com as pessoas. Estou muito feliz” declara Antony

A secretária adjunta da Seppom, Vanessa Santa Bárbara, disse que a ação visa ofertar dignidade e fortalecer a cidadania das pessoas trans, que poderão agora adotar de fato o nome que se identificam, mitigando constrangimentos. “É um compromisso da nossa gestão respeitar o ser humano em sua plenitude, reconhecendo a diversidade” afirma Vanessa.

A ação chamada “Este é o meu Nome”, abriu processo de atualização de prenome e gênero de pessoas trans em documentos civis.  Além da retificação, foi feito o Cadastro Único para a população LGBTI+ de Serra, testes de HIV, Sífilis e hepatites.  Os participantes também poderão fazer cadastro na Agência Itinerante do Trabalho e ainda para cursos de educação profissional.