Nesta sexta (22): encerramento da campanha Quem Ama Abraça

Projeto ensinou mais de 10 mil alunos a dizerem não à violência

Nesta sexta (22): encerramento da campanha Quem Ama Abraça

Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Sedu/PMS

Cerca de 10 mil alunos foram impactados neste ano por meio do Projeto Quem ama Abraça Fazendo Escola no município da Serra, que contou com a participação de 36 escolas municipais e, aproximadamente, 250 professores.

E para marcar esta importante ação de enfrentamento à violência contra a mulher, nesta sexta-feira (22) será realizado o encerramento do projeto, no auditório da Câmara Municipal, às 13h30.

No evento, serão entregues os certificados de participação para todos os professores que aderiram ao projeto. Além disso, haverá apresentação de alunos que desenvolveram atividades envolvendo músicas, poesias e vídeos.

Quem Ama Abraça

A campanha Quem Ama Abraça Fazendo Escola na Serra é promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu).

A ação tem como objetivo garantir que professores e demais profissionais das escolas sejam capazes de identificar os sinais emitidos pelas crianças que vivem em um ambiente de violência, seja ela física, psicológica, sexual, entre outras.

Dessa forma, os professores, que passam grande parte do dia na companhia dos pequenos, podem se atentar ao comportamento deles, para identificar e auxiliar na resolução do conflito, orientando onde buscar ajuda.

"Queremos que os professores despertem o olhar de sensibilidade para questões de sala de aula correlacionadas ao aluno com comportamento disperso, ou mesmo com agressividade e desrespeito aos colegas, que possam estar correlacionadas à repetição e à reprodução da violência doméstica e familiar, assim como onde buscar ajuda e apoio para tais situações”, explica a titular da Seppom, Luciana Malini.

Em 2020 haverá uma extensão do projeto para mais 100 profissionais da educação que não tiveram a oportunidade de participar da edição deste ano.

Encerramento da campanha Quem Ama Abraça

Quando: nesta sexta-feira (22), às 13h30