Neste sábado (23): população vai às ruas pelo fim da violência contra as mulheres

Evento faz parte da campanha internacional 16 Dias de Ativismo

Neste sábado (23): população vai às ruas pelo fim da violência contra as mulheres


Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Arte Secom/PMS

É neste sábado (23) a 8ª Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que será realizada na Avenida Central de Laranjeiras, a partir das 9h, com concentração em frente ao antigo Cartório Antônio Maria, às 8h.

A ação, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana (Commus), tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do fim da violência contra a mulher, que tem altos índices no município.

De acordo com a titular da Seppom, Luciana Malini, a marcha é realizada anualmente como parte da programação da campanha internacional 16 Dias de Ativismo, promovida em vários países.

No Brasil, a iniciativa dura, na verdade, 21 dias, pois começa em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra em 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Durante a campanha também é celebrado, em 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

16 dias de ativismo

Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como “Las Mariposas”, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana.

Serviço

8ª Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Quando: sábado (23), às 9h

Onde: Avenida Central, Laranjeiras

Concentração: em frente ao antigo Cartório Antônio Maria, às 8h

Orientações: levar garrafinha de água e usar camisa branca