Nova quadra da EMEF Julite Miranda Freitas é fruto do Orçamento Participativo

A obra faz parte das prioridades de investimento pactuado com a comunidade

Nova quadra da EMEF Julite Miranda Freitas é fruto do Orçamento Participativo

Texto: Fernanda Neves - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

O que acontece quando o Poder Público e movimento popular de uma cidade se unem? Forma-se uma aliança e um debate democrático para realização de projetos que a população realmente precisa e deseja.

Uma mostra dessa realidade ocorreu na noite desta quarta-feira (13) com a assinatura da Ordem de Serviço para construção da quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Julite Miranda Freitas, no bairro Serramar.

Embora já exista um espaço desses na Unidade de Ensino, só que sem telhado, foi feita uma avaliação técnica e tomada a decisão de reconstruir todo o espaço, pois uma possível reforma não seria compatível com a tecnologia atual.

O investimento na ordem de R$ 1,8 milhão contempla a demolição da estrutura atual, a construção de arquibancadas e da quadra já estruturada para prática de esportes coletivos como Futsal, Voleibol, Basquete e Handebol, com cobertura e pilares metálicos e a instalação de luminária à base de LED - que tem o raio de iluminação maior, além de ser mais econômica.

Esta é a primeira obra contemplada dentro das prioridades do Orçamento Participativo, instrumento democrático de gestão da cidade, mas que estava parado. A previsão é que sejam destinados R$ 25 milhões para executar o que as comunidades avaliaram que precisa ser modificado em suas regiões.

O prefeito Sergio Vidigal explicou que toda a obra vai ser feita com recursos próprios, e reforçou a importância de ter a população lado a lado no gerenciamento do município.

“O movimento popular já teve voz e precisa voltar a ter mais voz, porque fica muito complicado para o prefeito e a Câmara, sozinhos, começarem a discutir o que é prioridade para a cidade. Prioridade para a cidade só sabe quem mora no local e vivencia a situação no seu cotidiano. Por isso, resgatar o Orçamento Participativo é fruto dessa gestão democrática que estamos construindo com a comunidade serrana.”, explicitou.

Vidigal também salientou que ter melhorias na área da Educação geram resultados de curto, médio e longo prazos. “Nós entendemos que as escolas são fábricas de cidadania e mais: se investirmos em Educação, nós vamos estar investindo no desenvolvimento da cidade como um todo".

Ele também não esqueceu de destacar como é difícil ser o líder do Executivo em um momento de pandemia global, mas que essa situação não pode estagnar a atuação da Prefeitura.

“É um ano difícil, é verdade. A pandemia ainda cobra muito de nós, só que já estamos conseguindo dar passos importantes e a Educação mostra bem isso. Adquirimos chromebooks para os estudantes das EMEFs, agora também estão chegando para os CMEIs e já licitamos notebooks para todos os nossos professores.”, destacou Vidigal, entre outras realizações como a melhoria de 70 Unidades de Ensino só em 2021.

E falando sobre os profissionais responsáveis pela rede de ensino da Serra, o prefeito aproveitou a oportunidade para falar quais são seus planos para esse segmento.

“Vamos ampliar as capacitações e qualificações para os servidores que já temos e fazer concursos públicos, tanto para área administrativa, quanto para professores. O último concurso foi realizado no ano de 2012 e a Serra já mudou muito desde aquele ano. Além do mais, como investir na melhoria constante da Educação sem servidores de carreira? Mas vamos mudar essa realidade. Estou feliz, animado e determinado a atender o que nossa população serrana precisa”, finalizou.

Oportunidades

O secretário de Obras, Halpher Luiggi, pasta responsável pelo empreendimento, reforçou a importância de ter intervenções na Educação.

“O prefeito Sergio Vidigal sempre diz que o grande problema no nosso país é a desigualdade social e que, para conseguirmos resolver essa questão, é necessário gerar oportunidade. E não há como pensar em gerar oportunidades sem que o caminho passe obrigatoriamente pela Educação”, analisou.

A subsecretária pedagógica de Educação, Luciana Galdino, fez coro com as palavras ditas pelo secretário e ainda evidenciou mais projetos que estão sendo desenvolvidos.

“Para além da construção nessa escola, nós podemos citar outras ações importantes como a expansão da rede de fibra de internet para todas as Unidades de Ensino; a implantação do sistema de gestão escolar - que vem facilitar sobretudo as famílias no acompanhamento do desenvolvimento escolar do estudante; e a preparação do projeto de reforço escolar para 2022 como forma de compensar a ausência tão prolongada dos alunos das salas de aula devido à covid-19. Com essa pequena mostra do que está sendo feito podemos perceber que a gestão está atenta também em melhorar qualitativamente os processos educacionais.”, concluiu.

E quem está no dia a dia da EMEF Julite Miranda Freitas, o diretor Juliano dos Santos Silva, também celebrou essa nova fase  em que a instituição entrará.

“Atendemos 870 estudantes com oferta 6° ao 8º ano no período diurno e Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite. Por isso, a nova quadra será um instrumento importante para o desenvolvimento das práticas físicas e para os professores desenvolverem seus projetos como formação de equipes em várias modalidades esportivas. Também agregaremos o novo espaço para os eventos da escola, já que ter um espaço amplo e coberto nos dá segurança de programar atividades sem ficarmos reféns do clima.”, enumerou.

A obra tem previsão de conclusão em julho de 2022.