Oficina gratuita de máscaras de argila na Vila das Artes

As oficinas contam com o apoio da Setur através da lei Aldir Blanc

Oficina gratuita de máscaras de argila na Vila das Artes


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação/Setur-PMS

Neste fim de semana, 25 e 26, também acontece na Vila das Artes, na Grande Jacaraípe, oficinas gratuitas de máscaras de argila no ateliê Arte de Viver. As oficinas contam com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), através da lei Aldir Blanc. 

Quem vai comandar as oficinas é a artista Vera Silva, que irá ensinar técnica de modelagem em argila para crianças de 11 a 16 anos. As oficinas serão ministradas no próprio ateliê da artista, localizado na Vila das Artes, e cada criança além de aprender a técnica vai levar para casa a sua máscara produzida na oficina após a queima, que é de responsabilidade da instrutora. 

Ao todo, serão oferecidas três oficinas, que são uma contrapartida pelos recursos recebidos da Lei de Emergência Cultural - Lei Aldir Blanc - e serão totalmente gratuitas com material incluso. No sábado (25), as oficinas acontecem durante todo o dia. Já no domingo (26), as oficinas acontecem apenas pela manhã.

Segundo Vera, ela  vê na arte uma terapia capaz de transformar ansiedade, cansaço e outros sentimentos e sensações ruins em alegria e prazer. Em seu ateliê a artista produz, expõe e comercializa seus trabalhos que vão desde esculturas em cerâmica, mosaicos e mandalas de diversos materiais, até pinturas em tela e outros suportes que costuma utilizar a técnica de colagem de pedaços de madeira, conhecida como marchetaria. 

“A arte é um meio para se recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa, e as oficinas propostas são, além disso, uma maneira de oportunizar as crianças do entorno da Vila das Artes e dos bairros periféricos de Jacaraípe, acesso aos bens culturais e artísticos na sua própria comunidade, em um espaço cultural que vive a mesma realidade dessas crianças”, disse.

A artista ainda disse acreditar que, ao participar das oficinas de máscaras de argila, as crianças terão oportunidade de transformar o barro em objeto artístico e, dessa maneira, poderão ser tocadas pela arte e isso pode ser um incentivo para que também transformem suas vidas.

Vera é artista autodidata e seu ateliê Arte de Viver já possui cerca de 20 anos. O local fica aberto para visitação todos os sábados e domingos, das 9 às 18 horas.

Vale ressaltar que o local segue os protocolos de prevenção contra a Covid-19, sendo o uso de máscara obrigatório no local. Os alunos devem fazer uso de álcool em gel e respeitar o distanciamento social. 

As turmas serão limitadas a 10 pessoas e a participação será garantida por ordem de inscrição. 

Serviço: 

Público: crianças de 11 a 16 anos  

Dia: 25 de setembro

Turma 1: das 9 às 12 horas 

Turma 2: das 14 às 17 horas

 

Dia: 26 de setembro

Turma 3: das 9 às 12 horas 

 

Inscrições: Vera (27) 99686-2553 (WhatsApp)

Local: Atelier Arte de Viver
Endereço: Rua Donaldison da Rocha Barros, n° 68. Bairro São Francisco - Grande Jacaraípe - Serra.