Equipes da Serra já estão nas praias para monitorar possível chegada do óleo

Equipes da Serra já estão nas praias para monitorar possível chegada do óleo

Texto: Gabriela Conti - Foto: PMS

A Prefeitura da Serra está se mobilizando e preparando um plano de ação, se antecipando à possível chegada do óleo em suas praias.

Para atuar de forma preventiva, foi formado um comitê de gestão de crise, composto pelas secretarias de Meio Ambiente (Semma), Serviços (Sese), Saúde (Sesa), Defesa Social (Sedes), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Obras (Seob), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Agricultura, Agroturismo, Apicultura e Pesca (Seap), Controladoria de Governo (CG) e Comunicação (Secom).

“As equipes estão monitorando as informações oficiais dos órgãos para melhor realizar as ações que forem necessárias, caso o óleo chegue ao litoral do ES e à Serra. Nesta etapa, estamos identificando as prioridades, definindo a logística necessária para a limpeza das praias, os equipamentos necessários, mobilização de servidores, entre outros aspectos”, disse a secretário de Meio Ambiente, Áurea Almeida.

O monitoramento ostensivo das praias, rios e lagoas do município já está sendo realizado pela Semma em conjunto com a Defesa Civil. Se for avistado algum material oleoso, ele será recolhido pelas equipes e enviado para análise junto à Marinha, como está previsto no protocolo de limpeza de praias.

Se for constatado que o material é o mesmo que vem contaminando as praias brasileiras, os comitês de gestão de crise estadual e federal serão acionados e as equipes de limpeza da Sese entrarão em ação, realizando o isolamento do local durante os procedimentos e acondicionando o material em recipiente adequado.

A equipe de limpeza já foi devidamente treinada e utilizará equipamentos de segurança para evitar o contato com a substância tóxica. Em treinamento realizado pelo Iema, Ibama e ICMBio na última semana, as equipes foram instruídas a armazenar o óleo encontrado em recipientes de alumínio ou vidro, sempre evitando o plástico.

O material recolhido será encaminhado para uma empresa na Grande Vitória, que dará o devido descarte.

A Prefeitura da Serra também vai disponibilizar à população um número de telefone que funcionará 24 horas por dia para receber denúncias de manchas de óleo no litoral. Os moradores ou turistas que avistarem óleo nas praias podem ligar para (27) 99812-6040. Para comunicar o avistamento de animais com óleo, o público deve ligar para 0800-039-5005.

Entre outras providências, a Semma, responsável pelo comitê, está conversando com empresas especializadas e também acionou a Cesan para tomar as devidas providências em relação ao Rio Reis Magos, que faz captação de água.

Reuniões preparatórias

Na última segunda-feira (4), a Serra sediou um encontro preparatório para a possível chegada de óleo nos municípios da Grande Vitória.

Durante a reunião, os órgãos estaduais compartilharam informações com as equipes sobre como manejar fauna e flora contaminados pelo óleo, bem como os protocolos internacionais de limpeza de praias e cuidados que os servidores devem ter para preservar a sua saúde.

No dia 31 de outubro, os técnicos das secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Serviços (Sese) também participaram de reunião de caráter preventivo, junto aos municípios do Norte do Estado.

Orientações para população

- O que devo fazer se encontrar óleo na praia?

Não toque e mantenha-se afastado do óleo. Não inale vapores gerados pelo óleo. Avise à prefeitura pelo número (27) 99812-6040, para que seja feita a limpeza da área.

Como me proteger em contato com o óleo?

Caso seja necessário ter contato com o óleo, proteja-se com equipamentos, como óculos, luvas e roupas com mangas compridas e calças. O mais indicado é utilizar luvas de nitrila, ao invés de borracha. Essas luvas de nitrila apresentam mais proteção contra óleos, graxas e petróleo. Sempre lave as mãos após esse contato.

E se eu tiver contato com o óleo sem proteção?

A pele deve ser lavada com água e sabão. Também é recomendada a utilização de óleos de cozinha ou de bebês. Após a remoção, aplique cremes ou loções hidratantes. Não utilize óleo com o uso de solventes (aguarrás, thinner, óleo diesel, querosene ou gasolina). Esses produtos aumentam o processo irritativo, piorando a dermatite de contato.

Tomei banho numa praia que tinha óleo, o que faço?

Tome banho com sabão/sabonete. Durante os dias seguintes, observe seu corpo. Caso surjam sintomas como irritação ou coceira, procure um médico.

Quais são os principais sintomas que poderei ter se tiver contato com o óleo?

Os sintomas mais comuns são irritação e dor de garganta, tosse, respiração mais difícil e coriza, irritação e dor nos olhos, coceira e olhos vermelhos, dor de cabeça, pele irritada e vermelha, náusea, tonturas, fadiga, ferimentos e traumas.

Bebi água do mar numa praia que tinha óleo, o que faço?

Observe seu estado de saúde nos dias seguintes. Se sentir sintomas como indisposição gastro-intestinal, procure um médico.

O que faço se encontrar um animal com óleo?

Comunique às equipes pelo telefone 0800-039-5005. Evite o contato direito com o animail e proteja-o do sol. Não devolva o animal para o mar.