Olho vivo: novo sistema de videomonitoramento da Serra é o mais moderno do Espírito Santo

Texto: Miranda Perozini - Foto: Divulgação

O novo sistema de inteligência da Serra, chamado Olho Vivo, é o mais moderno do Espírito Santo. O município passa por uma reforma completa em sua central de videomonitoramento para trazer ainda mais segurança à população. São novas câmeras de vídeo capazes de reconhecer rostos, placas de carro, e emitir alertas.

O cerco inteligente de segurança é o primeiro deste tipo no Espírito Santo. Segundo o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio. As novas câmeras tem precisão de até 95%.

"Todo nosso parque de câmeras e nossa central de videomonitoramento está sendo reformada.O intuito, além de prevenir furtos, roubos, e outros tipos de crime, é incrementar a nossa coleta de dados e criar uma rede de segurança integrada, compartilhada com outras forças como Polícia Militar, Civil e Federal", explica.

Ao todo, serão 160 câmeras inteligentes, que somarão forças aos 36 pontos do cerco eletrônico do Governo do Estado, que está sendo instalado na Serra, e integrado à central de videomonitoramento da Prefeitura.

De acordo com pesquisas e estimativas realizadas pela secretaria de Defesa Social, o novo sistema deve reduzir em até 50% as ocorrências de furto e roubo no município.

Mais investimentos em segurança pública

O Olho Vivo é um conjunto de investimentos em segurança pública no município. Além da modernização do sistema de videomonitoramento, a gestão está empenhando mais de R$ 7 milhões em novos equipamentos. "Estamos em processo de licitação e aquisição de materiais que vão melhorar nossa atuação e potencializar o nosso efetivo, desde viaturas, equipamentos de proteção e armamento menos letal. Tudo isso somado ao cerco inteligente", conta o secretário Joel Lyirio.