Onda Rosa invade a Prefeitura da Serra na campanha de prevenção ao câncer de mama

Movimento envolve todas as secretarias

Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Assim como uma onda no mar, que ocupa espaço, muda o ambiente e não passa despercebida, uma Onda Rosa toma conta de todos os cantos da Prefeitura da Serra neste mês de outubro.

Nesta sexta-feira (14), mais especificamente, um movimento mobiliza todas as secretarias para reforçar a campanha de conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A ação foi promovida pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Valorização do Servidor, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead) da Serra, através do Programa ReconheSer.

Os pontos focais de cada secretaria municipal iniciaram a “onda rosa” em um encontro com o prefeito Sergio Vidigal na quinta-feira (13). Todos vestidos de rosa e usando pequenos laços na mesma cor no peito, formaram um círculo e simularam com as mãos um movimento que tem o simbolismo de conscientizar para o cuidado da mulher em relação ao câncer de mama. (Veja o vídeo da "Onda Rosa" no Instagram da prefeitura. Acesse aqui)

“Através do reconhecer estamos promovendo essa ação para criar uma onda de empatia na Prefeitura da Serra, mobilizando a conscientização dos servidores no sentido do cuidado e da importância que representa o Outubro Rosa”, declara a diretora do Núcleo de Desenvolvimento, Andréia Alves.

A Onda Rosa que foi iniciada na quinta-feira vai atingir todas as salas e espaços da prefeitura nesta sexta. Os servidores foram incentivados a usarem roupas rosas e os pontos focais da prefeitura nas secretarias vão distribuir laços na mesma cor.

“Mais do que a participação nesse movimento, é preciso que todos entendam a importância do diagnóstico precoce para combater essa doença”, acrescentou a secretária municipal de Recursos Humanos, Dayse Lemos.

Importante ressaltar que o câncer de mama é a segunda causa de mortalidade das brasileiras, sendo 66 mil novos casos diagnosticados por ano (180 por dia) e 18 mil mortes (49 diariamente).