Operação para retirada de palmeira imperial com risco de queda em Serra-Sede

A palmeira será retirada por medida de segurança

Operação para retirada de palmeira imperial com risco de queda em Serra-Sede

Texto: Munik Vieira - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Uma operação conjunta está sendo realizada na manhã desta terça-feira (15) para a retirada da palmeira imperial – Roystonea oleracea – que está com risco de queda na Praça Pedro Feu Rosa, em Serra-Sede. O serviço envolve o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura da Serra, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Defesa Social, Serviços e Coordenadoria de Governo. O tempo estimado de intervenção é de três horas.

Com aproximadamente 30 metros de altura e mais de 40 anos de idade, a árvore vinha sendo monitorada pela Defesa Civil Municipal há cerca de três anos. Após ser constatado o risco de queda, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tentou recuperá-la, mas sem sucesso.

“A opção pela retirada da palmeira será por medida de segurança. A árvore está bastante comprometida. Realizamos diversos estudos e ações com os nossos engenheiros ambientais para tentar recuperá-la, mas, infelizmente, não foi possível. Ela deverá ser substituída por uma nova espécie. Nós iremos disponibilizar uma nova muda para plantio”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida.

O corte da palmeira será realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar, com apoio da Defesa Civil Municipal. A Secretaria de Serviços da Serra irá disponibilizar todos os recursos para o recolhimento e transporte da palmeira.