Instituto de Previdência dos Servidores vai ganhar nova sede

Instituto de Previdência dos Servidores vai ganhar nova sede

Texto: Eduardo Candeias - Foto: IPS

O Instituto de Previdência dos Servidores (IPS) da Serra vai ganhar nova sede. A ordem de serviço para o início das obras será dada nesta quarta-feira (3), a partir das 19 horas, na rua Maestro Antônio Cícero, em frente à sede da Prefeitura da Serra, em Serra-Sede. O novo prédio será construído no mesmo local onde já funcionava o órgão.

De acordo com o projeto arquitetônico da obra, o espaço será 100% acessível. Elevadores, rampas e banheiros, por exemplo, vão permitir que qualquer cidadão tenha acesso à nova sede do instituto. Além disso, haverá instalação de placas fotovoltaicas, o que vai garantir que a conta de energia seja reduzida em 80%.

A energia obtida através das placas fotovoltaicas (energia solar) converte a luz e o calor do sol em eletricidade, sendo considerada uma fonte de energia renovável e sustentável. “Vamos construir um prédio moderno que permite um funcionamento mais ecológico”, disse Evilásio de Angelo, diretor-presidente do IPS.

No momento, o IPS está atendendo na sede provisória, que fica no prédio anexo à Prefeitura da Serra, onde funcionava a Defensoria Pública do Estado.

Serviço:
Ordem de Serviço para construção do novo prédio do IPS
Data: quarta-feira (3)
Horário do evento: 19h
Local: Rua Maestro Antônio  Cícero s/n, em frente à Prefeitura da Serra

Revitalização de Serra-Sede

A Prefeitura da Serra está realizando um conjunto de intervenções e obras destinadas a promover a dinamização da economia e a qualificação dos espaços públicos da região de Serra-Sede. As intervenções contemplam a instalação de iluminação de Led em ruas e avenidas e as construções dos novos prédios do IPS e do Centro Administrativo.

A Secretaria de Serviços (Sese) já realizou a modernização da iluminação pública. Quem transita pelas principais ruas e avenidas de Serra-Sede já pode notar a eficiência do sistema de iluminação de Led. Ao todo, aproximadamente, 350 luminárias Led de 200W, 100W e decorativa Led de 100W foram instaladas, de acordo com a necessidade da região.

Para o prefeito Audifax Barcelos, investir em iluminação pública é investir também em segurança. “O investimento em iluminação também é prioridade em nossa gestão".

As trocas das lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led foram executadas nas vias: Avenida Getúlio Vargas; Rua Dom Pedro II; Rua Princesa Isabel; Rua Maestro Antônio Cicero; Travessa Maestro Antônio Cicero; Rua Domingos Martins; Avenida Jones dos Santos Neves e parte das ruas Campinho; Maestro Manoel Xavier e Avenida Cassiano Castelo.

O secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, explicou que as lâmpadas modernas garantem mais luminosidade e a iniciativa da prefeitura tem vários impactos: no turismo, na atração de novos negócios e consequente geração de renda, no lazer e na autoestima da população.

“Os efeitos são imediatos: mais sensação de segurança, ruas mais claras e, consequentemente, mais tranquilidade para os moradores. Esse tipo de iluminação também tem impacto na imagem do município, já que a cidade fica mais bonita e as ruas, mais claras. Além disso, há sensível mudança no uso de equipamentos públicos durante a noite, como parques, redução de acidentes noturnos, facilitação no tráfego e melhoria no atendimento noturno em estabelecimentos comerciais’, disse.

Centro Administrativo

A Prefeitura da Serra já iniciou a construção do novo centro administrativo, em Serra-Sede. O projeto arquitetônico propõe soluções sustentáveis e a nova edificação vai melhorar a fluidez, acesso e funcionamento de serviços.

O prefeito Audifax Barcelos destacou que no novo prédio os espaços para trabalho interno e atendimento ao público serão ampliados, em comparação ao que já existe hoje, já que a população da Serra está em expansão. “Essa nova estrutura vai facilitar o atendimento à população”, pontuou.

O prefeito também lembrou que a implantação de um novo prédio da prefeitura em Serra-Sede vai fortalecer ainda mais a economia da região e faz parte de uma agenda positiva proposta pelos comerciantes locais, atendida pela gestão.

Quanto às instalações, o projeto prevê soluções simples e racionalizadas. Na fachada principal, além do uso das janelas de vidro, haverá chapas de aço perfuradas e galvanizadas, visto que o material apresenta boas propriedades acústicas e térmicas.

O edifício terá 4 pavimentos que vão abrigar, além de secretarias, laboratório de informática, biblioteca, salas de aula, auditório, salas de atendimento ao público e serviços complementares.

Toda a edificação será acessível a pessoas portadoras de deficiência, com elevadores e banheiros adaptados em todos os pavimentos. As instalações hidrossanitárias também preveem soluções sustentáveis, como o reaproveitamento de água pluvial, uso de caixas com consumo inteligente de água e torneiras com fechamento automático.

O projeto arquitetônico foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras. A terraplanagem do local já foi iniciada.  O valor previsto de investimento é de, aproximadamente, R$ 19 milhões.

O Coordenador de Governo, Jolhiomar Massariol, adiantou que a nova estrutura vai reunir, entre outras secretarias, as pastas de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Educação (Sedu), Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesa (Seap) e o Centro de Formação de Professores. "Serra-Sede está se consolidando como uma região administrativa”, pontuou.