Outubro Rosa: Confira o calendário das próximas ações

As equipes de saúde da Serra estão preparando desde palestras a caminhada; coleta de preventivo a solicitação de mamografia

Outubro Rosa: Confira o calendário das próximas ações

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

Em alusão à campanha Outubro Rosa, que hasteia a bandeira da prevenção do câncer de mama, as equipes de Saúde da Serra estão com um calendário recheado de programação, que vão desde palestras sobre o tema até dinâmicas bem diferenciadas. A cada semana, uma novidade.

Nesta quinta (06), por exemplo, às 17h30, o “Dança Itinerante – Movimento e Saúde nas Comunidades” promete animar os moradores de Eurico Salles. A dança está confirmada para acontecer no Centro Comunitário do bairro e será acompanhada por lanche partilhado, palestra sobre pompoarismo e sorteio de brindes.

Na sexta (07), das 13h às 17 horas, será a vez das equipes de saúde da Unidade Regional de Serra Dourada receberem as mulheres para um café da tarde, que será acompanhado por uma palestra sobre câncer de mama, agendamento de preventivo e sorteio de brindes. Vamos, gente! A Unidade de Saúde já está toda linda e enfeitada para receber vocês.

Também nesta sexta (07), só que às 17 horas, na Unidade Regional de Serra Sede, vai acontecer uma roda de conversa sobre saúde da mulher e agendamento de preventivo. A ação será voltada para mulheres entre 25 e 60 anos.

Final de semana de ações

No sábado (08), das 7h30 às 15h30, vai haver coleta de preventivo e solicitação de mamografia, na Unidade Básica de Saúde de André Carloni. Com essa ação, as equipes de saúde da Serra objetivam acolher as mulheres que não têm tempo disponível durante a semana para ir ao serviço, bem como aquelas que estão com exames atrasados. A ação demanda de agendamento prévio, por isso, é necessário que a paciente procure a Unidade de Saúde ou o agente de saúde.

Ainda no sábado (08), às 8h, na Associação de Moradores de Barcelona, vai acontecer palestra com a temática “Acorda, Menina! Exercitando o Assoalho Pélvico (Pompoarismo)”, além de aferição de pressão e glicemia.

No domingo (09), vai rolar a 2° Caminhada Proef, pela orla de Bicanga, com a temática Outubro Rosa. A concentração será às 8h, no Parque Caminho do Mar, localizado no mesmo bairro. A organização sugere que os participantes compareçam vestidos com camisa rosa, em alusão à campanha.

Na segunda (10), às 7h, na Unidade Básica de Saúde de Taquara II vai acontecer um aulão de ginástica com a equipe do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), palestra sobre autoexame e lanchinho partilhado.

Quer saber mais sobre as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Serra? Continue nos acompanhando, nos canais oficiais da Prefeitura da Serra. A cada semana, a agenda de programação será disponibilizada.

*Matéria editada às 16h36, de 07 de outubro, com o horário da concentração para a 2ª Caminhada Proef.