Palestra, plantio de mudas e premiação no Mês da Árvore na Serra

Palestra, plantio de mudas e premiação no Mês da Árvore na Serra

Texto: Gabriela Conti

O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, será celebrado na Serra com uma programação extensa, que já começa nesta semana. Entre os dias 4 e 27, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) vai realizar palestra, plantios de mudas e premiação da Escola Sustentável.

Nesta quarta-feira (4), a programação começa com a palestra “A importância das áreas verdes urbanas para a qualidade de vida em nossa cidade”, a partir das 18h30, no Centro Comunitário de Laranjeiras.

A palestrante será a bióloga e mestre em Arquitetura pela Ufes, Rosa Casati Ramaldes. Ela tem especialização em Paisagismo e Plantas Ornamentais pela Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, e atua como bióloga na Prefeitura da Serra.

“A intenção da palestra é mostrar para os líderes comunitários e público em geral que a árvore é um bem do cidadão, é um bem social. E quando uma árvore é retirada de uma área urbana ou de cinturões verdes, ela faz falta para todos. As árvores atuam como reguladores de temperatura, melhoram a qualidade do ar e, consequentemente, a nossa qualidade de vida”, explicou.

Na Serra, temos, em média, 150 mil árvores. De 2016 para cá, já foram plantadas 7.500 mudas na cidade. E para aumentar a nossa área verde, durante este mês a Semma vai realizar o plantio de mudas de Mata Atlântica em vários bairros, tanto em vias públicas quanto em unidades de saúde, escolas e praças.

Também serão doadas mudas para associações de moradores para que a comunidade realize o plantio. Serão contemplados os bairros Vista da Serra II, Enseada de Jacaraípe, Barcelona, São Lourenço, Mata da Serra, Nova Carapina, Nova Almeida, Vila Nova de Colares, Feu Rosa e Cidade Continental.

As plantas escolhidas são espécies nativas de Mata Atlântica, como aroeira, ipê-branco, pau-ferro, pau-brasil e pata-de-vaca com 1,5 metros de altura.

No dia 20, será conhecido o grande vencedor do “Prêmio Escola Sustentável”, na Apa do Mestre Álvaro. O prêmio tem o objetivo de promover projetos que favoreçam a transformação do ambiente escolar visando a sustentabilidade socioambiental.

Ao todo, 19 escolas inscreveram projetos, cujas temáticas giram em torno de hortas, captação da água de chuva, reciclagem, economia de água e energia, resíduos e reciclagem.

O primeiro lugar vai ganhar um computador, projetor e tela de projeção. A segunda colocada vai levar uma caixa de som amplificada com um kit de microfone sem fio. As 10 escolas com os projetos selecionados receberão uma placa de participação “Nossa escola é sustentável”. O prêmio é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu).

Programação do Mês da Árvore

- 04 de setembro (quarta-feira)

Palestra: A importância das áreas verdes urbanas para a qualidade de vida em nossa cidade

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Centro Comunitário de Laranjeiras (Rua Coelho Neto, 80, Laranjeiras, Serra)

Público-alvo: Lideranças comunitárias, agentes ambientais e ONGs

- Programação:

18h30 – Credenciamento

19h – Lançamento da Campanha de Doação de Mudas para as Associações de Moradores

19h15 – Palestra

20h45 – Mesa Redonda: Atividades e ações da Semma nas comunidades

21h30 – Encerramento

- De 09 a 27 de setembro

A Semma realizará o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas verdes públicas do município.

- De 16 a 20 de setembro

Doação de mudas para as associações de moradores da Serra

Horário: 8 às 12h

Local: Horto Municipal da Serra (Rua dos Estudantes, bairro Santo Antônio)

Serão doadas até 50 mudas por associação de moradores, mediante assinatura de Termo de Responsabilidade.

Informações: (27) 3291-2402

- De 23 a 27 de setembro

Plantio de árvores nos espaços públicos

Os órgãos públicos (postos de saúde, unidades municipais de ensino, dentre outros) poderão solicitar à Semma o plantio de árvores em seus espaços verdes.

Serão plantadas até 10 espécies da Mata Atlântica (aroeira, ipê-branco, pau-ferro, pau-brasil e pata-de-vaca) com 1,5m de altura.

Informações: (27) 3291-2402

- 20 de setembro (sexta-feira)

Cerimônia de Premiação do “Prêmio Escola Sustentável”

Horário: 9 às 11h